33Giga

Apple é a primeira no ranking da 20 marcas globais mais valiosas; veja a lista completa 

A Apple bateu por pouco o Google no primeiro lugar do ranking das 20 Marcas Globais de Tecnologia Mais Valiosas do BrandZ. Lançado pela WPP e pela Kantar, a lista mostra o crescimento de +3 %, alcançando um valor de marca de US$ 309,5 bilhões.

Leia mais: 
Novidades da Apple: morte do iTunes, iOS 13 com modo noturno e muito mais
Testamos: Certificados pela Apple, carregador e cabo da Anker são alternativas seguras e econômicas

O Google ficou em segundo lugar, com um valor de marca de US $ 309 bilhões. Continuando seu caminho de inovação, a Apple está perturbando a percepção do consumidor de que é simplesmente uma marca de dispositivos inteligentes. Agora, ela tem novas ofertas em transmissão de TV, assinatura de notícias, séries e filmes e serviços de jogos, além de introduzir um cartão de crédito de marca compartilhada.

A Microsoft (nº3, US$ 251,2 bilhões), tradicionalmente percebida como uma marca B2B, cresceu +25% em valor de marca, após o lançamento de uma nova gama de serviços para consumidores profissionais. O Facebook (nº 4, US$ 159 bilhões) subiu uma colocação, mas declinou em valor em -2% em meio as preocupações com privacidade que afetaram a confiança do consumidor.

Embora as marcas chinesas não tenham sido afetadas pelas preocupações com a privacidade do consumidor, algumas foram afetadas pela intervenção do governo. A Tencent (nº 5, US$ 130,9 bilhões) caiu um lugar no ranking, com uma queda de 27% em valor de marca após restrições impostas à sua receita de jogos online. No entanto, a receita de publicidade e computação em nuvem compensou esse déficit, juntamente com a listagem de seus negócios de música na Bolsa de Nova York no final de 2018.

Enquanto outras plataformas de mídia social enfrentam desafios em termos de confiança e desejo, o Instagram (nº 12, US$ 28,2 bilhões) é uma imagem de sucesso. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, a marca evoluiu rapidamente de um aplicativo de compartilhamento de imagens para uma plataforma digital desejada para profissionais de marketing e criadores de marcas. Com uma série de recursos adicionados ao longo de 2018, incluindo compras, televisão e vídeo chat, o Instagram sobe oito posições no ranking de tecnologia, aumentando em 95% o valor da marca, tornando-se a que mais cresce no Top 100 das Marcas Globais Mais Valiosas do BrandZ.

A Xiaomi, um dos recém-chegados que apresenta um saudável brand equity e forte potencial de crescimento, junta-se às fileiras dos pioneiros da tecnologia chinesa, como Alibaba, Tencent e Huawei. A Xiaomi obtém a maior parte de sua receita de sua gama de aparelhos móveis premium e acessíveis.

Trilhões de dólares 

O valor combinado das marcas de tecnologia corresponde a quase 40% do valor total do ranking BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas, chegando a de mais de US $ 1,6 trilhão. Quase o triplo do varejo, que é a segunda categoria mais valiosa.

Grande parte desse valor é derivado de marcas de tecnologia de consumo que somam mais de US $ 1 trilhão. Exemplos incluem o recém-chegados chineses Xiaomi (nº 74, US$ 19,8 bilhões) e Meituan (nº78, US$ 18,8 bilhões), uma plataforma de tecnologia de consumidor que oferece tudo, desde entrega de alimentos, reservas de quartos, passeios e aluguel bicicletas.

Top 20 Marcas Globais Mais Valiosas de Tecnologia BrandZ

Rank 2019 Marca País de origem Valor da marca 2019 ($M) Variação no valor Variação no ranking
1 Apple US 309,527 3% 1
2 Google US 309,000 2% -1
3 Microsoft US 251,244 25% 0
4 Facebook US 158,968 -2% 1
5 Tencent China 130,862 -27% -1
6 IBM US 86,005 -11% 0
7 SAP Germany 57,528 4% 0
8 Accenture US 39,184 16% 0
9 Intel US 31,880 13% 1
10 Samsung South Korea 30,369 -6% -1
11 Cisco US 28,861 35% 4
12 Instagram US 28,205 95% 8
13 Adobe US 27,930 57% 3
14 Salesforce US 26,917 58% 3
15 Huawei China 26,908 8% -2
16 Oracle US 26,488 3% -4
17 LinkedIn US 22,816 46% 1
18 Baidu China 20,879 -22% -7
19 Xiaomi China 19,805 N/A NEW
20 Dell Technologies US 18,486 N/A NEW

Marcas B2B superam B2C

As marcas de tecnologia B2B superam aquelas de consumo em valorização. Entre as com mais rápida ascensão estão Adobe (nº13, US$ 27,9 bilhões) e Salesforce (nº14, US$ 26,9 bilhões), ambos com forte crescimento de valor de marca.

 O LinkedIn (nº 17, US $ 22,8 bilhões) retoma um crescimento significativo após sua aquisição pela Microsoft, em 2016. Ele manteve forte reputação e valor entre os usuários de negócios e adicionou vários novos recursos inovadores.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.