Tags

Apps & Software

Novo Secret? Sarahah é um aplicativo em que os usuários podem deixar recados anônimos

Créditos: Ghrme via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
2 agosto, 2017
Bianca Bellucci

Secret foi um aplicativo que permitia que seus usuários revelassem segredos de forma anônima. A brincadeira logo se tornou um problema da Justiça, que suspendeu o app devido a vazamento de fotos íntimas e cyberbullying. Agora, um programa árabe invade o mercado com uma proposta parecida. O Sarahah permite que os internautas enviem mensagens anônimas para conhecidos.

Leia mais
Aplicativo permite ler mensagens no WhatsApp sem que amigos ou grupos saibam
Proibidos: confira quais aplicativos foram banidos pela Apple e pelo Android
Site prova que “Janela Anônima” não é sigilosa; veja como navegar sem deixar vestígios na rede

Em árabe, “sarahah” significa “honestidade”. A proposta do aplicativo é que os usuários façam comentários honestos e simpáticos, uma crítica construtiva. Mas a atitude dos participantes nem sempre segue o objetivo dos criadores. Tem gente, sim, que usa o app para enviar mensagens maldosas. Igual ocorria com o Secret.

O interessante é que o Sarahah possui uma função que pode tornar o ambiente mais seguro. Isso porque o aplicativo permite que você desative os comentários anônimos, o que pode ajudar a filtrar as mensagens. É possível também evitar ser encontrado por meio da busca. Assim, apenas as pessoas para as quais você enviar seu link ficam sabendo do seu perfil.

Se você quiser usar o Sarahah, saiba que é bem simples. Você deve fazer o download em seu Android ou iOS e criar um cadastro – o conteúdo está em inglês. Depois, é só procurar as pessoas e começar a enviar as mensagens. Vale lembrar que também há uma versão web do programa, mas ela serve apenas para monitorar os recados. Não dá para procurar perfis.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.