33Giga

Aplicativo ajuda usuários a identificar serviços que consomem seus créditos no celular

O Whoscall – Quem Chama, aplicativo identificador e bloqueador de chamadas, lançou uma nova função que ajuda seus usuários a identificar cobranças de serviços em suas linhas, entender como seus créditos foram utilizados e economizar dinheiro. A nova ferramenta, batizada de Recarga Protegida, é gratuita e escaneia e lista todos os serviços e preços de assinatura com cobrança recorrente. Isso permite que o consumidor compreenda melhor a composição de seus gastos e cancele serviços indesejados.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A Recarga Protegida favorece, principalmente, usuários de linhas pré-pagas, que correspondem a 62% do total de linhas móveis no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Na ausência de uma fatura com os gastos esclarecidos, seus créditos podem ser consumidos por assinaturas que eles desconhecem.

Ainda segundo a agência, esse tipo de cobrança só pode ser realizada se o cliente autorizar, prévia e expressamente, que os serviços sejam prestados. As cobranças de Serviços de valor adicionado (SMS de horóscopo, jogos, dicas de beleza etc) figuram no topo da lista de reclamações em institutos de defesa do consumidor e já foram, inclusive, foco de campanhas de conscientização. Mas, apesar de alguns avanços por parte das operadoras de telefonia, ainda são práticas recorrentes.

Inicialmente os usuários poderão escanear e identificar os serviços contratados. Nas próximas versões, o Whoscall oferecerá auxílio e tutorial também para os processos de cancelamento.

E por falar em farsas, confira os maiores boatos que já rolaram pela internet:

Leia mais:
É boato: WhatsApp não te dará créditos de graça no celular
Rewards recompensa usuários com créditos na Play Store