O WhatsApp permite conversar com amigos por textos e mensagens de voz. Dá também para enviar vídeos, fotos, áudios, e até fazer chamadas. Porém, uma das funções que está faltando é a de fazer videoconferências. Mesmo com concorrentes já oferecendo tal opção, como o Google Hangouts, o aplicativo ainda não se manifestou sobre tal função.
Mas esse problema parece ter sido solucionado. Isso porque a israelense Rounds desenvolveu o aplicativo Booyah, que promete levar chamadas em grupo ou individuais por vídeo para o WhatsApp.
Para usar a novidade é fácil. Após fazer o download, abra-o e permita que ele tenha acesso a três coisas: câmera, microfone e WhatsApp – claro. Para iniciar a videoconferência de fato, basta dar um toque em “Add Friends to This Chat”. Bem intuitivo, o botão para começar o bate-papo fica em destaque no topo da tela e ainda tem a mão do mascote do app apontando.
Agora, escolha o grupo ou a pessoa com quem você quer conversar por vídeo e pronto! O app enviará um link no chat. Assim que seu amigo clicar na URL, ele será direcionado para o bate-papo. Vale lembrar que o contato também precisa ter o Booyah instalado. Caso não tenha, o aplicativo o convidará para baixá-lo e, assim, poder conversar com você.
Durante os testes do 33Giga, o aplicativo se portou muito bem. Bem didático e simples de usar, em um primeiro momento a imagem dos colegas ficam pixeladas e a voz com eco. Mas após alguns segundos, a mídia se estabiliza e o bate-papo é desenvolvido sem dificuldades.
Por enquanto, o Booyah está disponível apenas para usuários de iOS (você pode baixá-lo aqui). A empresa já está desenvolvendo uma versão para Android e deve lançá-la em breve. Ainda não há previsão para criar o app para Windows Phone.