33Giga

Aplicativo diz quanto de CO2 o usuário emite e como ele pode compensar em mudas de plantas

Um engenheiro ambiental e empresário paulistano desenvolveu o CarbonZ, um aplicativo capaz de calcular o número de árvores que o usuário deve plantar para compensar a quantidade do gás carbônico que eliminou no meio ambiente. Voltado tanto para pessoas comuns, quando donos de indústrias e responsáveis por grandes eventos, a aplicação permite que o usuário cheque seus índices de emissão e plante mudas para compensar.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

O aplicativo lançado no dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, é uma plataforma na qual o usuário deve preencher um cadastro com dados a respeito de sua rotina, tipo de veículo que usa para ir trabalhar e a quantidade de água e energia que consome por mês. Com essas informações, o CarbonZ vai mostrar dados a respeito da emissão de CO2. A partir disso, o usuário pode fazer plantio caseiro ou pagar online para que a ferramenta plante as mudas.

Até o momento disponível apenas para Android, o aplicativo ainda manda foto, espécie e localização geográfica das mudas para os usuários que pagam para ter suas mudas plantas, assim, eles conseguem acompanhar o desenvolvimento das árvores. Para saber qual é a sua planta, os pagantes também recebem um chip para identificar as mudas com ajuda da câmera do celular.

O aplicativo foi resultado dos esforços de Gabriel Estevam Domingos, que trabalhou em um evento preocupado em neutralizar o carbono gerado nas construções por meio do plantio de mudas, experiência que ajudou com que ele juntasse informações suficientes para desenvolver o CarbonZ.