No último ano, muito se falou sobre o fenômeno Manterrupting – quando um homem interrompe desnecessária e desrespeitosamente a fala de uma mulher. Considerada uma prática machista, o assunto efervesceu durante o período das eleições note-americanas depois que Donald Trump interrompeu Hillary Clinton 51 vezes durante o primeiro debate entre os candidatos. Para jogar ainda mais luz sobre o tema, a agência BETC São Paulo lançou hoje (6) o aplicativo Woman Interrupted, uma plataforma que contabiliza quantas vezes um homem interrompe a fala feminina durante uma conversa.
Sem fins lucrativos, a novidade chega às lojas de aplicativos dos dispositivos Android e iOS durante a semana que celebra o Dia Internacional da Mulher. Os desenvolvedores do aplicativo defendem que, apesar da contabilidade das interrupções, o objetivo geral da ferramenta é estimular e ampliar o debate em torno do Menterrupting. Por outro lado, algumas mulheres do movimento feminista argumentam que o app não tem um fim prático, pois é absurda a necessidade de ter que se fazer um aplicativo para mostrar que a prática existe.
“À primeira vista, pode parecer um problema pequeno, mas que reflete questões mais profundas da desigualdade de gênero no trabalho e na sociedade. O aplicativo é uma forma de mostrarmos que, na verdade, a interrupção é real e alarmante”, comenta Gal Barradas, sócia-Fundadora e Co-CEO da BETC.
Na prática, para identificar as interrupções com maior precisão, a plataforma solicita que o usuário calibre e registre sua voz. O app aproveita o microfone do celular para analisar conversas e detectar o número de interrupções durante o período em que estiver ativado. Com a voz do usuário como parâmetro e a diferença na frequência de voz masculina e feminina, sua tecnologia permite identificar em que momentos a usuária foi interrompida por um homem ou, no caso de um usuário masculino, em quais momentos ele interrompeu uma mulher. O Woman Interrupted faz análises em tempo real e transforma as interrupções em dados. Nenhuma conversa fica registrada no aplicativo, apenas o número de interrupções, duração e data.
A médio prazo, a BETC prevê o lançamento de um Dashboard Global que apresentará um overview dos dados coletados ao redor do mundo, em tempo real. Aberta a quem quiser saber mais sobre o tema, nessa plataforma poderão ser encontradas informações como número de interrupções por minuto e por país, além de comparativos entre regiões e faixa etária, por exemplo.
Saiba mais sobre o Manterrupting no vídeo de divulgação do aplicativo: