33Giga

Aplicativo ajuda consumidor a economizar até 40% no plano móvel

Escolher um plano de telefonia celular nem sempre é tarefa fácil diante de tantas opções disponíveis. Trocá-lo pode parecer ainda mais complicado, uma vez que, além da pesquisa, há um processo burocrático de portabilidade. Para facilitar a escolha do consumidor, a PROTESTE – a associação de consumidores — juntou-se ao app Meu Plano, que encontra a melhor opção de plano para cada usuário de acordo com seu perfil.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Depois de instalado, o aplicativo analisa o perfil de consumo do usuário baseado em dados do próprio smartphone. Entre eles, ligações feitas, tempo de duração, quantidade de mensagens de texto enviadas e uso de internet.

Assim que termina de compilar essas informações, o aplicativo – que monitora mais de mil planos de 11 operadoras de celular – apresenta os planos mais adequados ao bolso do usuário. Se ele quiser mudar para uma das opções, a migração pode ser solicitada na hora, diretamente pelo aplicativo e de forma gratuita. De acordo com a empresa, com a troca de plano, é possível economizar até 40% na conta do celular.

Controle de gastos

Mesmo que o usuário não esteja procurando um novo plano, o aplicativo também é um aliado importante no controle de gastos. Isso porque ele monitora o consumo de internet e é capaz de mostrar, de maneira simples, qual aplicativo está consumindo mais dados.

Outro diferencial é a possibilidade de o usuário analisar os gastos da fatura. Esse sistema verifica se existem erros ou valores cobrados além do contratado. Com essa informação em mãos, o consumidor pode contar com a PROTESTE para exigir das operadoras a correção ou devolução dos valores pagos indevidamente.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS na página https://www.proteste.org.br/meu-plano.

Leia mais: 
5 dicas para fazer compras seguras nos dispositivos móveis
53% dos brasileiros não usam senhas para proteger seus dispositivos móveis