Você já deve ter se deparado com uma série de anúncios enquanto navegava pelas redes sociais. O que pouca gente sabe é que muitas dos preços e condições “imperdíveis” são, na verdade, iscas para levar os usuários a caírem em fraudes. O fato é que comprar produtos e serviços pela internet é uma alternativa boa e cada vez mais popular, mas é preciso ficar sempre muito atento. A Proteste, Associação de Consumidores, separou algumas dicas para o consumidor aproveitar melhor as ofertas na internet, sem cair nos golpes.
Leia mais:
Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet
WhatsApp dá dicas de como identificar mensagens duvidosas no aplicativo
O primeiro passo é verificar a autenticidade do anúncio. Sendo assim, procure pela campanha no site ou perfil oficial da loja, veja o produto e se existe de fato alguma promoção sobre ele. Ao clicar no anúncio, fique atento às características de uma página falsa: quando há na barra de navegação a mensagem “não seguro”, o endereço do site não inicia com o nome da loja virtual e o link não traz https://, provavelmente é uma fraude.
Em geral, o pagamento de produtos e serviços fraudulentos tende a ser realizado somente via boleto bancário. Esse documento pode trazer informações verídicas da loja virtual, mas, ao analisar o código de barras no banco, pode se tratar de outra empresa. Se isso acontecer, não realize a compra. Já no cartão de crédito, por exemplo, você pode pedir estorno do valor pago caso detecte uma fraude.
Vale ressaltar que algumas promoções patrocinadas podem ser interessantes e verdadeiras, mas é essencial que o consumidor fique atento. Caso se depare com algum site fraudulento, você deve proceder da seguinte forma para denunciá-lo: clique no nome da página, ao entrar, aperte em “…”, que fica ao lado de “compartilhar”; e, em seguida, em “denunciar a página” e “isto é uma fraude”.
Quando se trata de rede social, é possível identificar fraudes só de olhar os comentários no post, pois alguns usuários já tendem a alertar sobre o perigo. Outra dica é verificar em sites de reclamação ou fazer uma busca sobre o nome da empresa associado ao produto ofertado. Usar um antivírus também é uma opção, porque você pode ser infectado por um malware só de clicar no anúncio. Por isso, mantenha-o atualizado.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas