Logo quando as vacinas para covid-19 começaram a ser desenvolvidas, as pessoas que se denominam antivacina se posicionaram fortemente contra a aplicação do imunizante na população. Desde então, esse grupo tem espalhado uma série de “alternativas” que podem ajudar a prevenir a evolução da doença. Mas uma das últimas sugeridas é a mais curiosa.
Leia mais:
Vacinação: WhatsApp é principal meio de desinformação e negacionismo, diz estudo
Covid-19: Google vai exigir que seus funcionários sejam vacinados
Christopher Key, líder da organização antivacina Vaccine Police, publicou um vídeo para seus seguidores do Telegram onde exalta os benefícios da urinoterapia. Segundo ele, o consumo diário de xixi (bem quentinho) pode curar a covid-19, sendo muito mais eficaz que a vacina.
“O antídoto que vimos agora, e temos toneladas e toneladas de pesquisa, é a terapia de urina. Eu sei que para muitos pode parecer loucura, mas Deus nos deu tudo o que precisamos”, diz Christopher em um trecho do vídeo reportado pelo portal Daily Beast. Mas a frente, ele afirma que bebe o próprio xixi há 23 anos – além de alegar beber água sanitária.
Será que eu bebo?
O grande problema na declaração de Christopher não está na prática de Urinoterapia – que, inclusive, existe há cerca de 5 mil anos e é descrita na literatura de diversas culturas –, mas na desinformação propagada pelo líder do grupo. Afinal, já existem uma série de estudos e pesquisas que comprovam a eficácia do imunizante (independentemente do fabricante!) para evitar o agravamento da doença e o aumento do número de mortes.
Por isso, é importante que toda a população mundial seja vacinada com a primeira e segunda dose da vacina, além dos reforços já aplicados em vários países do mundo. Enquanto o uso de máscara e álcool gel também continua a ser um dos grandes aliados para frear o avanço da doença.
Fonte: Futurism
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga