33Giga

Android P tem bateria inteligente e timer para aplicativos; conheça mais recursos

Na última terça-feira (8), o Google apresentou o Android P durante o  I/O, evento anual para desenvolvedores. A nona versão do sistema operacional vai trazer uma série de novos recursos e muita inteligência artificial. A expectativa é que ela chegue oficialmente aos usuários no segundo semestre, mas já pode ser testada em beta em alguns smartphones Google, Nokia, Sony, Vivo e Xiaomi.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Bateria e luminosidade adaptativa

A duração da bateria é um dos pontos que mais desperta amor e ódio entre os usuários. No Android P, por meio de recursos de aprendizagem de máquina nativos, o sistema conseguirá identificar quais são os apps que você mais usa em diferentes períodos do dia. Dessa forma, ele vai direcionar mais energia para essas aplicações do que às outras que estão mais inativas. Por meio da mesma tecnologia, o Android também vai analisar os hábitos de ajuste de tela do usuário para melhorar sua experiência em diferentes ambientes. Assim, ele vai adapta o brilho do display de acordo com o tipo de luminosidade do ambiente.

Android Dashboard

O sistema operacional vai trazer para o usuário um painel com todas as informações a respeito do uso do dispositivo. Nele, vai ser possível verificar por quanto tempo o aparelho foi usado no dia, quais apps foram abertos e por quanto tempo, quantas vezes o display foi desbloqueado e muito mais. A proposta aqui é ajudar no melhor aproveitamento do uso do smartphone.

Timer

Ainda na onda de otimizar o tempo que o usuário passa com (e sem) o aparelho, o Android P terá um recurso de timer para aplicativos. Com isso, o usuário pode estabelecer um tempo máximo que quer ficar em determinados apps por dia. Quando o tempo estiver chegando ao fim, ele vai ser avisado por meio de uma notificação.

Sistema de navegação

No Android P o botão Home passa a ter novas funções que podem deixar a navegação mais simples. Ao deslizar o dedo para cima em um movimento curto, aparecem na tela as últimas aplicações abertas e as mais usadas. Já um deslize mais longo revela todos os apps instalador no aparelho. A novidade ainda elimina o botão quadradinho e o de Voltar.

Actions

O recurso Actions vai trabalhar “prevendo” as próximas ações do usuário. Dessa forma, de acordo com o que ele faz (como conectar um fone ou carregador), o sistema vai sugerir ações na gaveta de aplicativos, na Play Store, no Google Assistente, na tela inicial, que podem (ou não) facilitar a tarefa que ele deseja realizar.

Leia mais: 
LinkedIn, AirBnB, Futurama: Veja os 38 melhores apps e jogos para Android
10 aplicativos de edição de fotos para Android e iOS

No álbum, abaixo, você ainda pode conferir a evolução do sistema operacional Android ao longo dos anos: