A Agência Nacional de Telecomunicações* (Anatel) assinou autorização para que as ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização que presta atendimento voluntário de apoio emocional e de prevenção ao suicídio, sejam gratuitas.
Leia Mais
Em parceria com o CVV, Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio
Já assistiu a 13 Reasons Why? Conheça plataformas que dão suporte à saúde mental e oferecem apoio emocional
O tradicional número 141, do CVV, aos poucos dará lugar ao 188 – que receberá chamadas sem ônus em todo o país. Por enquanto, o sistema gratuito está cem operação somente no Rio Grande do Sul, mas aos poucos – de acordo com a Anatel, em até até seis meses – chegará a todos os estados da federação.
Atualmente, uma chamada para o 141 paga em média R$0,07 de um telefone fixo e R$0,70 de um móvel por minuto. Quando o 188 estiver no ar em sua totalidade, as ligações para o número 141 receberão uma mensagem orientando para a discagem para o novo número, chamado de Linha da Vida.
Outros meios
Embora o telefone do CVV ainda leve tempo até atingir 100% de gratuidade, a entidade atende por outros meios que não cobrar nada. Por meio site da entidade (www.cvv.org.br), é possível entrar em contato com voluntários por e-mail, chat e Skype. No endereço eletrônico, ainda há a relação de postos que atendem presencialmente – também sem custo algum.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de suicídio no mundo, sendo que essa é uma das três principais causas de morte de pessoas na faixa de 15 a 44 anos.
—
*Com informações da Agência Brasil