Na vida a dois, quem é você: a pessoa que manja tudo de internet ou aquela que pede ajuda do parceiro quando tem problemas online ou no celular? Um estudo da Kaspersky Lab mostrou que sempre um dos dois tende a ser menos chegado em tecnologia e segurança online. Dessa forma, como é comum que os casais compartilhem suas atividades online, descuidos podem levar à exposição de dados, danos a aparelhos e até perda de dinheiro.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.
O estudo mostra que 82% dos casais dividem algum dispositivo. Além disso, 77% dos casais dividem alguma conta online, seja para entretenimento, compras ou outros tipos de atividades.
Quando questionados, 57% dos participantes disseram que se consideram mais preocupados com sua segurança em atividades online do que seu parceiro. Por isso, a Kaspersky Lab adverte que, por mais o que você ame seu par, pode ser que ele esteja colocando sua vida digital em risco.
Posso ajudar?
Aqueles que se classificaram como os “mais entendidos” do mundo online, normalmente ajudam seu parceiro. Sendo que 94% dessas pessoas dizem colaborar com questões de tecnologia. Entretanto, essa ajuda pode ser indesejada. A pesquisa mostra que um terço das pessoas que sabe que seu parceiro é melhor em TI evita pedir ajuda.
Isso pode criar sérios problemas aos casais. 28% dos parceiros que se preocupam com a cibersegurança dizem que, desde que começaram a compartilhar suas contas online e dispositivos com seus parceiros, enfrentaram mais problemas cibernéticos. Entre os danos mais encontrados então: danos nos dispositivos (30%) ou infecções acidentais por um malware (24%), compartilhamento de dados pessoais do outro sem consentimento, acidentalmente ou de propósito (18%) e perda de dinheiro por engano ou por causa de algum malware (16%).
Recomendações gerais
Pensando nisso, a Kaspersky Lab traz algumas dicas para ajudar a tornar a segurança uma prioridade entre os casais:
Crie regras no relacionamento: quando você começa a dividir contas e aparelhos com seu parceiro – como computadores, bancos online e contas em serviço de streaming – determine algumas regras sobre com o que você se sente feliz em compartilhar e com que propósito.
Não tenha medo de pedir ajuda ao outro: especialmente se a outra pessoa conhece mais de tecnologia do que você. Caso você seja o parceiro que conhece mais, certifique-se de que seu amado se sente confortável em conversar com você sobre segurança online.
Compartilhe a responsabilidade: coloque metas de segurança para que os dois sigam – como nunca se conectar em Wi-Fi desconhecido ou nunca baixar arquivos de fontes não verificadas.
Leia mais:
Não caia em ciladas! Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet
Seis dicas para navegar com segurança no smartphone
Dilema de segurança: senha fraca, mas fácil de lembrar, ou elaborada, mas fácil de esquecer?
Por falar em segurança, muito cuidado no WhatsApp. Em vez de clicar em links duvidosos, prefira imagens. Como os memes. No álbum, você vê os mais divertidos para compartilhar no mensageiro: