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Ameaça digital: empresas de jogos são vítimas de golpes online

Créditos: Fredrick Tendong on Unsplash
1 junho, 2020
Beatriz Ceschim

De acordo com pesquisadores da empresa de segurança digital ESET, companhias de criação de MMO (videogame multiplayer online) foram vítimas de nova ameaça digital do grupo de criminosos  Winnti. As organizações atacadas ficam em Taiwan e na Coreia do Sul e são conhecidas por seus jogos que têm a participação de milhares de jogadores simultaneamente e estão disponíveis em plataformas populares.

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O novo malware foi denominado pela ESET como PipeMon. Por meio dessa ameaça, os criminosos conseguiram  comprometer o sistema de compilação de uma de suas vítimas. Isso poderia acarretar num ataque à cadeia de suprimentos. Dessa forma, os cibercriminosos poderiam invadir os executáveis do jogo. Em outra ocasião, os servidores do videogame foram comprometidos. Com isso, os infratores poderiam manipular as próprias moedas do jogo para obter ganhos financeiros.

O grupo Winnti existe desde pelo menos 2012. Eles são responsáveis por diversos ataques de alto nível na cadeia de suprimentos de empresas de desenvolvimento de software e videogame. Além da ameaça às empresas da Coréia e de Taiwan, os pesquisadores da ESET descobriram recentemente uma campanha baseada nos malwares ShadowPad e Winnti, afetando várias universidades de Hong Kong.

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