33Giga

Ameaça detectada: conheça os principais golpes no WhatsApp e como cada um afeta a sua segurança

Assim como o Facebook já foi um grande alvo, o WhatsApp caiu nas graças dos cibercriminosos. Os golpes vão de ofertas de serviços que não existem no aplicativo até cupons de descontos de empresas conhecidas. O resultado da adesão das vítimas aos links maliciosos é, na maioria das vezes, a inscrição em serviços de SMS Premium e o compartilhamento de dados financeiros e pessoais. O 33Giga fez um compilado com os golpes mais populares para te ajudar a se manter seguro.

Viagem de graça
Empresas famosas são constante usadas para atrair a atenção das vítimas. Nessa ação, os golpistas se passaram pela companhia aérea TAM em um sorteio de passagens aéreas. A Kaspersky Lab afirma que, ao clicar no link enviado, a vítima era direcionada para uma página na qual era instruído a compartilhar o link com outros amigos ou grupos, depois, ao clicar em continuar, ele devia baixar um software (fraudulento) ou acabava se inscrevendo em serviços de SMS Premium.

Burguer King
Outra marca que também foi usada para chamar a atenção dos clientes foi a lanchonete Burguer King. Na ação identificada pela ESET, uma falsa pesquisa de satisfação prometia cupons de R$ 50 em descontos. Para “ganhá-lo”, era preciso fazer um cadastro que acabava por prejudicar dados financeiros e pessoais das vítimas (leia mais).

WhatsApp Gold
Identificado pela PSafe, o golpe em questão envolvia a oferta de uma versão Premium do WhatsApp. Para chamar a atenção, eram oferecidos uma série de recursos extras. Quando o usuário clicava no link em questão, ele era encaminhado para o download de uma série de aplicativos suspeitos que comprometiam a segurança do dispositivo, além de  inscrever o número do usuário em serviços de SMS.

WhatsApp colorido
Clássico desde a época do Orkut, o golpe para mudar a cor do layout também chegou ao WhatsApp. A ação afirma liberar a personalização do aplicativo após o usuário compartilhar um link com 10 amigos ou 5 grupos. Com isso feito, a vítima é direcionada para uma página que faz com que ela instale alguns aplicativos que podem facilitar a invasão e coleta de dados por parte dos criminosos. De acordo com a PSafe, a ação já impactou mais de 1 milhão de pessoas.

Leia também:
Caiu em um golpe no WhastApp? Saiba o que pode acontecer com seu smartphone
Golpe do WhatsApp leva usuário a se inscrever em serviços de SMS Premium
Novo golpe do WhatsApp promete falso aplicativo para clonar as mensagens dos amigos

Créditos grátis
Com a promessa de dar R$ 25 em créditos grátis para celular, esse golpe identificado pela PSafe exigia que a vítima baixasse um aplicativo depois de compartilhar o link da “promoção” com outros amigos. O app, contudo, era uma aplicação fraudulenta que roubava os dados do usuário. De acordo com a empresa de segurança, o golpe atingiu cerca de 25 mil brasileiros no fim de 2016.

Quem visitou meu perfil?
Em meados do ano passado, muitos usuários curiosos foram tentados a clicar em um link que prometia informar quando uma pessoa visitava seu perfil no WhatsApp. Mas mais uma vez se tratava de um meio de roubar dados e inscrever as vítimas em serviços de cobranças.

Visualizar conversas dos amigos
Identificado pela empresa de segurança ESET, o golpe envolvia uma suposta funcionalidade que permitia que os usuários espiassem as conversas dos amigos. Contudo, a propaganda era uma ação maliciosa de cibercriminosos que queriam roubar dados e dinheiro (de créditos ou contas de telefone). O golpe atingiu cerca de 1,5 milhões de pessoas no mundo.

WhatsApp para PC
Em fevereiro do ano passado, a Kaspersky Lab ainda detectou uma ação maliciosa voltada para a versão desktop do WhatsApp. Na ação, os cibercriminosos ofereciam a instalação do aplicativo no computador da vítima com a intenção de infectar o sistema. No entanto, o WhatsApp Web funciona totalmente online.