33Giga

Preocupado com os problemas de privacidade do Facebook? Veja alternativas ao WhatsApp

O recente escândalo de dados do Facebook, que culminou no fechamento da empresa Cambridge Analytica, é um lembrete de como grandes empresas de tecnologia veem seus dados como uma oportunidade de negócio. Discussões sobre mineração de dados e acesso a informações dos usuários estão motivando as pessoas a buscar outros aplicativos de mensagem que não tenham essas práticas. Para facilitar sua procura, confira cinco alternativas ao WhatsApp que não mineram dados para ganhos comerciais.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Telegram

Ideia do empresário russo Pavel Durov, o Telegram é conhecido por sua segurança robusta. Para evitar as solicitações de dados do governo, a empresa nem sequer revela a localização de seus escritórios. O aplicativo para Android e iOS permite que seus usuários enviem mensagens e também oferece serviço seguro de chamadas de voz. Vale ressaltar que o Telegram se recusou a distribuir dados para governos em todo o mundo mais de uma vez . Como consequência, o app foi parcialmente ou completamente bloqueado no Irã, Bahrein, Paquistão e Rússia.

Wafer Messenger

Desenvolvido por uma startup de Luxemburgo, o Wafer Messenger foca na criatividade. Além de se expressar com texto, o usuário também pode usar outros cinco tipos de mídia: desenhos, stickers, áudio, fotos e vídeo. Outro ponto positivo é que a empresa acredita na privacidade absoluta de seus usuários. Recentemente, ela anunciou que deleta de forma automática e imediata as mensagens de seus servidores, impossibilitando assim qualquer uso indevido. Ou seja, o Wafer não mantém controle sobre as interações que acontecem somente no aparelho do usuário. Está disponível para Android e iOS.

Signal

A Signal tem suas raízes nos aplicativos para Android TextSecure e RedPhone, desenvolvidos pelos sistemas Whisper. O Twitter adquiriu a empresa e cancelou esses aplicativos, mas eventualmente um de seus criadores, Moxie Marlinspike, os ressuscitou como Signal. Esse app para Android e iOS é conhecido pela criptografia robusta de ponta a ponta para mensagens e chamadas. A empresa alega que nem mesmo eles próprios podem ler suas mensagens ou ver suas chamadas. O ponto negativo é que o Signal não permite criar chats em grupo.

Wire

Wire é uma alternativa ao WhatsApp que permite enviar mensagens de texto, compartilhar arquivos e fazer chamadas de voz e vídeo. Tudo isso é garantido por criptografia de ponta a ponta. O desenvolvedor alega que seu app está em conformidade com as leis europeias de privacidade. E até fez seu código aberto para que especialistas em segurança independentes possam revisá-lo. Ele possui um recurso interessante que permite que os usuários façam login com várias contas e alternem facilmente entre elas, ideal para separar seu bate-papo pessoal do profissional. Está disponível para Android e iOS.

Cyphr

A Golden Frog, conhecida por seus produtos de segurança, entrou na área de mensagens com o Cyphr, disponível para Android e iOS. Ele é promovido como um aplicativo de mensagens de “conhecimento zero”. Isso significa que a empresa não pode ler, descriptografar ou compartilhar seu conteúdo. A empresa ainda afirma que apenas você e seu amigo possam ler sua conversa. Construído com privacidade como foco, Cyphr não armazena seus dados de localização geográfica, endereço IP, plataforma do dispositivo, versão do aplicativo ou ID do dispositivo.

Leia mais
MSN, ICQ, AIM: relembre programas de bate-papo que entraram para a história
Versões lite de apps tradicionais deixam seu celular mais rápido; conheça algumas delas
Rússia tenta bloquear Telegram, mas derruba milhões de IPs do Google e da Amazon

Aproveite e confira uma galeria com memes e imagens engraçadas para usar no seu mensageiro favorito: