33Giga

Explosão de celulares ou choques: veja dicas para se proteger

Acidentes envolvendo celulares: veja dicas para se proteger

No Brasil, acidentes envolvendo celulares em carregamento (ou em processo similar) são comuns. Em 2019, por exemplo, 23 pessoas morreram no País em decorrência disso – os números são da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel).

Leia mais:
Emoji: descubra o (verdadeiro) significado das figurinhas que você usa
Como eram os emojis para celulares 10 anos atrás?

Em 2020, até maio, foram 15 ocorrências entre choques elétricos e explosões de aparelhos – como se vê, acidentes envolvendo celulares seguem crescendo. Esses acontecimentos costumam ser resultados de dois ou mais fatores somados. Eles envolvem a forma de utilização do celular, as características de hardware e as instalações elétricas associadas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Engenheiro eletricista e especialista do Ibape-SP, Sergio Levin acredita que para smartphones vale a máxima de que todo cuidado é pouco. “Os aparelhos celulares podem explodir ou ocasionar choque elétrico”, diz. “Isso resulta em danos corporais e até morte. O principal perigo é o sobreaquecimento da bateria”, explica.

Acidentes envolvendo celulares: erros cometidos no dia a dia

O uso do aparelho é tão comum que o manuseio se tornou algo automático. Geralmente, não se para para pensar no que se está fazendo. Essa falta de atenção pode gerar acidentes e trazer consequências sérias.

Confira dicas de Levin para evitar acidentes envolvendo celulares:

“Preventivamente, não utilize seu aparelho celular enquanto ele estiver carregando. Esse risco aumenta principalmente durante períodos de raios”,  explica Levin. “Não porque ele os atraia, mas pelo fato de a descarga atmosférica atingir instalações da edificação, afetando todos os aparelhos conectados.”