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A era dos Jetsons chegou? Conheça tecnologias futuristas que já fazem parte da rotina das pessoas

22 outubro, 2020
Da Redação, com assessoria

Ideias futurísticas, como médicos realizando consultas pelas redes sociais e robôs trabalhando junto aos humanos nas linhas de montagem, eram encontradas somente no desenho animado Os Jetsons, criado em 1962. Mas, com a evolução tecnológica acontecendo de forma cada vez mais rápida, modernidades como essas têm se tornado comuns no dia a dia das pessoas. A seguir, conheça seis tecnologias que parecem saídas do título da Hanna-Barbera, mas que estão sendo bem difundidas hoje no Brasil.

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1. Robôs contribuindo para o trabalho humano

A robótica é uma das principais figuras quando o assunto são opções futurísticas. Hoje, esses equipamentos estão se tornando comuns em diversos setores da sociedade. É por isso que diversas empresas que trabalham com a tecnologia tem surgido ao longo dos anos.

Um exemplo é a Universal Robots, empresa pertencente a Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais, flexíveis e colaborativos. Também chamados de cobots, esses robôs são pequenos, maleáveis e seguros, e podem ser usados dentro das linhas de montagem, contribuindo para a produção junto com os humanos. Outros serviços que podem usar o equipamento são hospitais e estúdios de tatuagem.

2. Consultas por meio de uma tela

A telemedicina permite que cuidados com a saúde possam ser realizados remotamente, na segurança e conforto de casa. Essa tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da população, impulsionada, principalmente, pelo distanciamento social proveniente da pandemia de covid-19. A Telavita, por exemplo, é uma clínica de consultas online que tem como objetivo conectar profissionais da psicologia a pacientes de todo Brasil. Todo o processo de escolha, agendamento e atendimento da sessão é realizado em ambiente virtual, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia.

3. Personalização por meio de inteligência artificial e big data

Sabe quando você recebe no celular ofertas que combinam com seu perfil? Isso é feito especialmente com base nas suas navegações anteriores. As máquinas conseguem adivinhar os seus desejos de compra ao usar determinadas tecnologias. A startup Propz, por exemplo, utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.

4. Experiências de realidade aumentada

Já presente no dia a dia de muitos internautas por meio de games e filtros nas redes sociais, a tecnologia imersiva de realidade aumentada salta do entretenimento e, aos poucos, tem ganhado espaço no mundo dos negócios. Principalmente quando o assunto são ações de marketing e vendas. A pandemia acelerou a digitalização no mundo e, por isso, muitas marcas, procuraram apoio em soluções tecnológicas para continuar impactando os consumidores.

Com objetivo de ajudar a melhorar essa interação e também as vendas, a More Than Real, empresa brasileira focada no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada, oferece ferramentas que permitem às marcas criar ações por meio de tecnologias imersivas, soluções de customer experience, experiências diretamente nos navegadores dos smartphones e mais.

5. Realizar compras em mercados sem atendente

Realizar as compras e efetuar o pagamento sem a necessidade de contato com máquinas de cartão, dinheiro ou atendentes já é realidade. Market4u é uma rede de mercado autônomo e inteligente, que emprega a tecnologia touchless retails (varejo sem toque, em português). Na prática, uma unidade da empresa é instalada em condomínios e os moradores podem realizar compras sem qualquer interação.

As compras e o pagamento são realizados por meio do aplicativo da empresa, de forma online. Além disso, a startup trabalha com cerca de 5 mil itens e é customizada de acordo com os hábitos dos consumidores. A análise é feita por um software de inteligência artificial. Na versão mais hi-tech, as gôndolas são fechadas e o acesso é feito a partir do aplicativo instalado no smartphone. Há trava de proteção para impedir que menores de idade comprem bebidas alcoólicas.

6. Biometria facial para autenticação de pessoas

A FullFace é uma empresa brasileira especializada em soluções de biometria facial e que atua diretamente com a autenticação simples e eficaz por meio de um sistema que se integra a hardwares e softwares. Na prática, a solução da empresa determina um CPF facial para cada indivíduo facilitando, assim, processos de autenticação biométrico facial web e mobile.

Vale destacar que, atualmente, o reconhecimento facial da maioria dos provedores é de 86 pontos dos rostos das pessoas. O algoritmo próprio da FullFace chega a 1.024 pontos, garantindo maior precisão no reconhecimento biométrico individual e rápido processamento.

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