Tags
Embora o Brasil tenha dado início ao plano de imunização, os cuidados básicos para evitar a covid-19 devem continuar fazendo parte da rotina da população em 2021. O uso de máscara e álcool em gel nas mãos são muito importantes, bem como a descontaminação de objetos de uso pessoal que são muito tocados no dia a dia, como é o caso do celular.
No entanto, a higienização do smartphone não pode ser feita de qualquer maneira. “Atendemos muitos casos de pessoas que tentaram desinfetar o objeto em casa e o que fizeram foi diminuir sua vida útil. Isso porque o álcool em gel possui componentes que oxidam peças do aparelho”, afirma Clayton Mangulin, CEO e fundador da Campinas Celulares, rede de assistência técnica e venda de acessórios para smartphones.
Abaixo, veja a melhor maneira de desinfetar seu telefone sem comprometer o funcionamento dele.
Leia mais:
Conheça 4 produtos que combatem a covid-19 usando nanotecnologia
Mitos e verdades sobre limpeza do smartphone
Brasileiros são convidados a desenvolver app que detecta covid-19 pela tosse
O álcool isopropílico 70% é o mais indicado para limpeza de componentes eletrônicos e metais, pois é puro e evapora mais rápido. Produtos em gel não devem ser usados, por conter emulsificantes e hidratantes que grudam nas peças dos aparelhos, além de danificar a tela e a câmera do celular.
Aqui, no entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade de álcool e não é aconselhável aplicar diretamente o produto no aparelho, é necessário utilizar um pano cujo tecido não solte fios, como a flanela, muito utilizada para limpeza de óculos de grau.
Antes de fazer a limpeza, desligue o telefone e jamais tente higienizá-lo com o cabo e carregador conectados na tomada. A umidade dos produtos de limpeza podem se infiltrar e percorrer circuitos eletrônicos causando curtos e até danos irreversíveis ao dispositivo.
Por fim, limpe também o case do aparelho – caso esteja utilizando um. Capinhas de plástico, silicone ou material semelhante podem ser lavadas com água e detergente ou sabonete líquido, mas é preciso deixar secar bem antes de colocá-las de volta no smartphone. Se o acessório for metalizado, o recomendado é utilizar o álcool isopropílico 70%, com cuidado, sem exagerar na quantidade de produto.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga