Tags

Notícias

Smartphones e eletrodomésticos lideram buscas para a Black Friday

Créditos: Andrea Piacquadio no Pexels
25 novembro, 2020
Da Redação, com assessoria

Uma pesquisa recente do Google apontou que, dentre as principais categorias de produtos pesquisados pelos brasileiros na internet antes da Black Friday, estão celulares (38%), eletrodomésticos (30%), itens de informática (28%), roupas femininas (28%) e televisores (26%).

Embora a Black Friday ocorra na próxima sexta-feira (27), ao longo de todo o mês vários varejistas já vêm anunciado promoções. No caso de aparelhos eletrônicos, como smartphones, a recomendação da PROTESTE, para fugir do câmbio e da alta do dólar, é optar por produtos nacionais ou produzidos por empresas com fábrica local.

“É importante que o consumidor veja se vale a pena comprar dispositivos no exterior, pois alguns podem acabar saindo mais baratos adquirindo por aqui mesmo, como no caso dos celulares”, afirma Thiago Porto, especialista da PROTESTE. Uma dica é pesquisar o smartphone com o melhor custo-benefício no comparador da PROTESTE , além de instalar a extensão Mais Barato no navegador, que alerta sobre os melhores preços nas principais lojas.

Além de produtos importados, é importante destacar que certas mercadorias, embora produzidas no Brasil, usam insumos gringos, cotados em dólar. Então, o ideal é pesquisar muito antes da compra, para ter certeza de que o valor realmente vale a pena.

Leia mais:
Black Friday: como escolher o smartphone perfeito para você
10 dicas para se dar bem na Black Friday
Você sabe como surgiu o termo Black Friday?

Vendas online devem crescer no período

A pesquisa do Google foi feita pela consultoria Provokers, que apontou que os itens relacionados a cuidados pessoais também são visados pelos consumidores. Dentro desta categoria, estão produtos de beleza (37%) e farmácia (31%). Entre eles, vitaminas e suplementos (29%), perfumes (36%) e maquiagem (25%).

Outro dado interessante é que seis em cada 10 consumidores pretendem adquirir produtos que tinham planos de comprar nos próximos seis meses. Independentemente do canal, seja no varejo físico, seja no e-commerce, 82% dos consultados afirmaram pesquisar os preços na internet antes de comprar.

O estudo do Google ainda aponta que 40% dos consumidores pretendem fazer compras apenas pelos canais digitais, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019. Isso reflete um dos principais hábitos adquiridos durante a pandemia de covid-19, que realmente acelerou a digitalização e o uso da internet no País.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.