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Estrutura, divulgação, hospedagem: veja passo a passo para montar um evento online

Créditos: Pixabay

O novo boom do mercado de entretenimento são os eventos online. E por ser um setor novo, mas em crescimento como alternativa de lazer em meio à pandemia, muitos produtores ainda encontram dificuldades em elaborar e criar no universo digital uma forma de realizar seus projetos.

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Como montar um evento online

A Sympla, plataforma de eventos da América Latina, lançou no início da pandemia o Sympla Streaming, ferramenta de transmissão de eventos ao vivo, 100% online, que já contempla 3 mil eventos cadastrados.

Os eventos, que antes já cumpriam um papel importante para os organizadores, também podem ser desenvolvidos no formato online. “Agora as vantagens para o organizador são ainda maiores, como alcançar mais pessoas para conhecerem seu produto ou serviço, divulgar conhecimento ou gerar engajamento em tempo real com seu público”, explica Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla.

Veja abaixo algumas dicas que o 33Giga e a Sympla separaram para que você possa elaborar seu evento online da melhor forma possível.

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Escolha do tipo de evento

O universo online dá a vantagem de ter na palma das mãos ferramentas que possibilitam realizar diferentes tipos de eventos.

Para uma escolha mais assertiva, veja qual seu público-alvo, o objetivo com esta experiência, quais temas são tendências no seu mercado e leve em conta também o cenário externo, como concorrentes.

Tipos de eventos online

• Caso você tenha algo a ensinar, o mais adequado é realizar um curso ou workshop. Assim, você poderá entregar o conteúdo de forma criativa, a fim de prender a atenção do seu público e interagir com os participantes para tirar dúvidas.

• Se a sua ideia é gerar encontros com o objetivo de estimular o networking e troca de experiências de profissionais de uma determinada área, faça meetups online. Por meio da plataforma de streaming, os participantes podem desenvolver ideias, fortalecer as comunidades de trabalho, mesmo à distância e manter o contato de forma ativa e criativa com pessoas de diversos locais do País.

• Para gerar discussões com um mediador e palestrantes sobre um tema em específico o melhor é realizar um seminário online. Assim como o presencial, será necessário pensar em palestrantes e temas relevantes que chamem a atenção de seu público. Por meio da plataforma de streaming, você poderá ter um espaço para perguntas e discussões, como no evento presencial.

• Em busca de dinamismo e interação o mais apropriado é gerar um webinar. Criado no universo online, são conferências, palestras ou reuniões realizadas pela internet, geralmente feitos em tempo real para os espectadores, por meio de transmissões de vídeo e áudio.

Montando a estrutura do evento

Quando o evento é migrado para o universo online, há várias preocupações e gastos que o presencial demandava e que são retirados da lista, como o aluguel de um espaço físico, de cadeiras, mesas e de um coffee-break para os participantes, por exemplo.

Mas não significa que o produtor não precisará pensar na estrutura do evento no mundo digital. Um dos pontos mais importantes é uma boa conexão de internet, para o sucesso do seu evento e interação do público.

Portanto, é fundamental realizar testes antes do início, checar a qualidade do áudio e também ter um ambiente sem ruídos ou eco, para garantir uma experiência de alta qualidade.

Nome do evento online

O nome do evento será a porta de entrada ao seu público-alvo. Nomes curtos são facilmente lembrados, mas cuidado para não fazer algo muito genérico. Lembre-se que esta será a isca para atingir seus participantes.

Estratégias de SEO, conjunto de estratégias de otimização de palavras-chave para buscadores, são eficientes meios de divulgação para o seu evento.

Descrição

O texto explicativo sobre o seu evento precisa despertar a atenção do seu público-alvo, dando um breve contexto do que será apresentado e todas as informações necessárias como data, horário, valores e formas de acesso.

Hospedagem do evento

Crie o evento em uma plataforma específica, pois, assim, você poderá vender ingressos e acompanhar a gestão e a transmissão do projeto, seja ele pago ou gratuito, em um único lugar.

Divulgação

Investir na divulgação do seu evento é uma estratégia fundamental para garantir o interesse da sua audiência.

Para isso, é importante saber qual seu público-alvo, gênero, idade e quais mídias digitais consomem.

As redes sociais são fortes meios de divulgação e você pode: criar um evento no Facebook, fazer vídeos e fotos para o seu feed do Instagram, fazer postagens interativas nos stories, criar anúncios para as viradas de lotes ou até divulgar textos sobre os resultados do evento no LinkedIn.

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