Tags

Dicas

Nobreak ou gerador de energia elétrica: entenda as diferenças de cada um

Créditos: Pixabay
14 setembro, 2020
Da Redação

Quedas de energia, apagões, distúrbios e oscilações no fornecimento de energia elétrica são apenas alguns dos diversos riscos que os equipamentos eletrônicos sofrem e podem comprometer o seu tempo de vida útil quando conectados à rede.

No entanto, existem alguns equipamentos que garantem proteção extra a estes dispositivos, permitindo o uso contínuo em caso de ausência de energia, como é o caso dos geradores e nobreaks.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Nobreak ou gerador de energia

A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente de rede elétrica. Isto é possível pela utilização de baterias internas, que são carregadas automaticamente enquanto a rede elétrica está em pleno funcionamento e, em uma eventual queda ou oscilação de energia, entram em operação por um determinado período.

Leia mais: Saiba como economizar na conta de luz durante a quarentena
Quais materiais podem ou não ir ao micro-ondas?

Já os geradores, por sua vez, são capazes de transformar a energia, seja ela mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza, em elétrica. Em edifícios, é mais comum o uso de geradores a combustão, que transformam energia química (diesel) em energia elétrica.

Apesar das diferenças no modo de operação, o engenheiro elétrico e CEO da TS Shara, Pedro Al Shara, ressalta que, na verdade, os nobreaks se tornaram um grande apoio aos geradores.

“Muitos não sabem, mas existe o que chamamos de tempo de interrupção até que o gerador, de fato, inicie sua operação, após uma queda de energia.”

“Os equipamentos que serão alimentados pelo gerador, ficarão desligados por alguns segundos, o que pode ser prejudicial quando estamos falando de aplicações que não podem ter o fornecimento de energia interrompidos. É neste momento que a função do nobreak se torna a combinação perfeita”, comenta Pedro.

De acordo com o especialista da TS Shara, para que a alimentação da carga não seja interrompida é necessária a instalação de um nobreak. No pequeno intervalo entre a queda de energia e o acionamento do gerador, o nobreak entra em ação e fornece energia a partir de suas baterias internas para que os equipamentos ou sistemas sejam desligados adequadamente ou continuem operando até que a energia seja restabelecida pelo gerador.

“Uma dica importante é que o consumidor verifique se o nobreak é compatível com a energia fornecida pelo grupo de geradores utilizados, para evitar qualquer tipo de dano ou falha”, conclui Pedro.

Álbum: todos os eletrônicos testados pelo 33Giga

Neste álbum, você confere todos os eletrônicos já testados pelo 33Giga. Para saber mais sobre um produto, clique na foto. As imagens são de divulgação.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.