Tags
Cada comunidade gamer tem gírias e frases de efeitos específicas desse mundo. Ainda assim, existem termos universais. Para facilitar a vida de quem está disposto a aprender o linguajar dos jogadores, a HyperX preparou um glossário com 35 termos. A lista está dividida em três categorias para agilizar a busca de acordo com a situação, seja durante uma partida, uma live ou momento de descontração. Confira!
Leia mais:
PC Gamer: vejas dicas práticas para montar o seu
50 melhores jogos lançados no primeiro semestre de 2020
BR (Battle Royale)
Relativamente novo, este gênero propõe partidas entre vários combatentes que se enfrentam em um cenário restrito que vai diminuindo de tamanho. O vencedor é aquele que sobreviver mais tempo do que os demais adversários. Fortnite e Apex Legends estão entre os títulos deste universo.
DLC (Downloadable Content)
Conteúdo extra para um jogo que pode ser comprado ou até mesmo baixado de graça.
FPS (First Person Shooter)
Jogo de tiro em primeira pessoa. É como se o gamer enxergasse pelos olhos do personagem que controla. Esse gênero consiste basicamente em explorar um ambiente e atirar contra objetos ou adversários. Call of Duty, Counter-Strike: Global Offensive e Halo são alguns dos títulos.
MMO (Massively Multiplayer Online)
Os MMOs permitem que uma grande quantidade de jogadores habite o mesmo ambiente virtual online. O tipo de jogo mais comum desse gênero é o MMORPG, em que os gamers estão espalhados por mapas de mundos variados cheios de outros usuários e precisam realizar missões para subir de nível, ou acessar eventos em equipes para completar incursões. Exemplos: World of Warcraft, Black Desert Online e Eve Online.
MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
Os MOBAs são disputados por duas equipes em que os jogadores controlam heróis que lutam ao lado de NPCs (personagens não jogáveis). Aqui, o objetivo é destruir a defesa adversária e chegar a uma base central que, quando conquistada, determina o time vencedor. DOTA2 e League of Legends são alguns exemplos de games nesse estilo.
P2W (Pay to Win)
Termo depreciativo para jogos que dão grandes vantagens aos usuários que compram itens com dinheiro real, especialmente no que se refere a modos competitivos.
RPG (Role-Playing Game)
Games em que o jogador assume um personagem e o desenvolve dentro do universo, normalmente enquanto completa missões, sobe de nível e ganha habilidades. Exemplos de jogos: Skyrim, Divinity: Original Sin 2 e The Outer Worlds.
RTS (Real-Time Strategy)
Os games RTSs são mais comuns para a plataforma PC e se caracterizam por batalhas em tempo real entre jogadores que comandam suas unidades a partir de uma perspectiva aérea e, às vezes, também construindo bases. StarCraft 2 e Age of Empires II são exemplos.
TBS (Turn-Based Strategy)
Nos games TBS, os jogadores comandam personagens ou tropas durante combates realizados em turnos, ou seja, alternando os movimentos com o oponente, cada um de uma vez. Aqui, alguns exemplos são Fire Emblem e Advance Wars.
TCG (Trading Card Game) ou CCG (Collectible Card Game)
São jogos baseados em cartas. Os usuários se enfrentam ente si, geralmente gastando manas para invocar criaturas e lançar feitiços. Hearthstone e Magic: The Gathering Arena são títulos populares na categoria.
TPS (Third Person Shooter)
Muito semelhante ao FPS, com a diferença de que o jogador controla o personagem sob a perspectiva de terceira pessoa, como se estivesse observando de perto o protagonista do game. Exemplos: Gears of War e The Division 2.
Leia mais:
Streaming de games: 3 plataformas para assistir a partidas e torneios
Os 50 melhores jogos para videogame de todos os tempos
AFK (Alway From the Keyboard)
Significa que o jogador está fora da partida, geralmente deixando seu personagem parado. Vale resaltar que, apesar do termo fazer alusão ao computador, usuários de qualquer plataforma costumam usá-lo.
Buff e Nerf
Não são siglas, mas valem a explicação. Buff e Nerf são mudanças ou atualizações em um personagem ou arma que os tornam melhores ou piores, respectivamente. Por exemplo, se um jogador está forte, a comunidade pode pedir que seja “nerfado” para ficar melhor balanceado com os demais.
GG (Good Game) e GGWP (Good Game, Well Played)
Dito ao final de uma partida para elogiar a atuação do adversário. GG também é usado em games como DOTA2 e StarCraft para demonstrar que o jogador aceita a derrota.
FGC (Fighting Game Community)
Refere-se aos jogadores e fãs de games de luta, como Street Fighter e Tekken. De todas as comunidades de esportes eletrônicos, essa é a que tem a sigla mais popularizada.
GLHF (Good Lucky and Have Fun)
Em bom português: boa sorte e divirta-se. Normalmente, é dito antes de uma partida online e direcionado ao oponente, como uma demonstração de fair play.
Kappa
Usado para demonstrar sarcasmo. Apesar de não ser uma sigla, vale a pena incluir no vocabulário, pois é muito usado na Twitch, especialmente quando alguém é trolado (zoado). Neste contexto, a imagem com o rosto de Josh DeSeno, um antigo funcionário da plataforma de streaming, também é usada.
OP (Over Powered) e UP (Under Powered)
Quando uma arma, um objeto ou um personagem é nitidamente mais ou menos poderoso que as outras opções. Um personagem poder ser chamado de OP, por exemplo, quando está desbalanceado em relação aos demais e todo mundo acaba o escolhendo por ser mais forte.
POG ou POGChamp
Usado para demonstrar surpresa por uma ótima jogada, normalmente algo que impressionou a todos. Não é uma sigla, pois a origem do termo remete a um meme da Twitch muito conhecido pelos fãs de Street Fighter, já que se trata do rosto de Ryan “Gootecks” Gutierrez, gamer conhecido por suas caretas e expressões. Em outras palavras, pode significar “a jogada da partida”.
Leia mais:
Smartphone gamer: tudo que você precisa saber antes de comprar um
Games que tiveram seus trailers dirigidos por cineastas famosos
AoE (Area of Effect)
AoE são habilidades que geram efeitos em uma área específica (normalmente exibida com um círculo, mas não necessariamente). Por exemplo, um ataque de bola de fogo em um MOBA que cause um impacto a qualquer personagem que esteja perto.
CS (Creep Score)
Exclusivo dos MOBA, o termo se refere à quantidade de monstros, tropas ou minions abatidos por um jogador.
DOT (Damage Over Time)
Um ataque de DOT é aquele que causa dano por bastante tempo, de forma contínua ou após o dano inicial. Por exemplo, um ataque com veneno em jogos de RPG.
DPS (Damage Per Second)
Corresponde ao dano médio causado por uma arma, um ataque ou personagem em determinado tempo. Geralmente, se refere a personagens que causam dano rápido adversário.
FOV (Field Of Vision)
Em jogos de tiro em primeira pessoa, FOV é o quanto o jogador consegue enxergar a qualquer momento da partida. Um campo de visão estreito reduz a visão periférica, enquanto um mais amplo permite ver mais do cenário. Normalmente, o ângulo oscila entre 80° e 100°, sendo que 90° costuma ser considerado satisfatório pelos jogadores.
HP (Health Points)
São os pontos de vida, a saúde do personagem em um jogo.
HUD (Heads Up Display)
Refere-se às informações mostradas na tela enquanto a partida está em andamento, como saúde, munição e armas em um jogo do gênero FPS.
MP (Magic Points)
Quantidade de recursos usados para lançar feitiços ou usar habilidades em jogos RPG, MOBA, MMO, entre outros. Em geral, são acumulados com o tempo.
MVP (Most Valuable Player)
Jogador de partida competitiva que teve maior impacto durante uma rodada ou na partida por completo.
NPC (Non-Player Character)
Personagem de um jogo que não pode ser controlado pelo gamer.
PvE (Player versus Environment)
Se refere ao combate em que os jogadores lutam sozinhos ou juntos contra inimigos ou chefões NPCs.
PvP (Player versus Player)
Combate direto entre personagens controlados por jogadores adversários.
XP (Experience)
Pontos de experiência acumulados para subir de nível em jogos de RPG e até de tiro, como Call of Duty e Counter Strike: Global Offensive.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga