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Saiba quais são os golpes mais comuns em tempos de pandemia

Créditos: Negative Space no Pexels
5 agosto, 2020
Da Redação, com assessoria

*Artigo do advogado Pedro Henrique Moral

A pandemia de covid-19, além de todo o caos que trouxe para a rotina das pessoas, apresentou mais um dilema. Trata-se dos golpes virtuais que aumentaram consideravelmente. São dois os fatores que contribuíram para esse cenário. Um deles é a falta de estabelecimentos abertos, que trouxe uma desculpa perfeita para os golpistas, facilitando, inclusive, sua justificativa para requerer dados e informações a distância.

O segundo fato está relacionado ao aumento do desemprego, que fez com que pessoas pensassem em alternativas para aferir renda, sendo que, parte delas, terminou seguindo para o caminho dos crimes.

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Dentro desse contexto, os golpes mais comuns envolvendo tecnologia, que ocorreram na quarenta, são clonagem de cartões de crédito, phishing, WhatsApp clonado, golpe do motoboy, leilão falso e o auxílio emergencial falso. Em boa parte dos casos, o prejuízo ocorre com pessoas mais velhas, por entenderem menos de tecnologia, o que as tornam um alvo mais fácil.

Para não cair em golpes, o ideal é sempre verificar quem é o remetente dos e-mails que chegam na caixa de entrada. Não compre em sites de leilões terminados em “.com”, opte pelos “.com.br”. E, o mais importante, não confidenciar a senha ou seu cartão para ninguém em hipótese alguma. Checar informações e avaliações do site que você está fazendo a compra também ajudam a prevenir dores de cabeça.

Vale ressaltar que, mesmo com tanta tecnologia disponível, inclusive para coibir a ação de golpistas, os bancos ainda são falhos porque não oferecem a segurança necessária para o consumidor. As instituições não têm interesse em investir para evitar esse transtorno, pois modificaria a estrutura consideravelmente. É mais fácil arcar com o eventual prejuízo de uma ação judicial.

A principal legislação que existe neste sentido, e que regulamenta essas relações, é o Código de Defesa do Consumidor que protege perante eventuais falhas no produto ou serviço oferecido pelas empresas. Por essa razão, é sempre bom tomar cuidado com e-mails e mensagens eletrônicas e nunca compartilhar o acesso ao cartão de crédito e conta-corrente.

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