Tags
O crescimento e a popularização da energia solar no Brasil têm gerado diversos aspectos positivos para a nação, sobretudo no lado econômico e ambiental. A energia fotovoltaica solar pode ser utilizada de diferentes formas: aquecimento solar, energia heliotérmica, arquitetura solar e fotossíntese artificial. O incentivo à utilização da tecnologia é justificado pelo potencial nacional, já que o País possui grandes áreas com alta irradiação do Sol durante quase todo o ano, principalmente no chamado cinturão solar, que começa na região Nordeste, passa pelo norte de Minas Gerais e sul da Bahia.
Devido ao avanço da tecnologia fotovoltaica, diversas empresas já fornecem energia solar mais barata que a convencional e sem a necessidade de qualquer tipo de investimento, instalação ou obras. É o caso da Mori Energia. Nesse contexto, podem usufruir do benefício pessoas jurídicas atendidas pela distribuidora CEMIG com consumo mensal acima de 500 kWh.
Mesmo com o crescimento e difusão dessa tecnologia, entretanto, ainda existem diversas incertezas sobre o funcionamento da energia solar. Saiba mais sobre cada um desses “mitos e verdades”.
Leia mais:
Turismo espacial: novos trajes têm tecnologia antichamas e refletem energia solar
Energia renovável: Amazon anuncia três novos parques eólicos
Startup lança plataforma gratuita que ajuda a reduzir em até 35% a conta de energia
Mito. Os painéis produzem energia por meio da radiação direta da luz do sol e não pela temperatura. Por isso, ainda que em dias nublados a radiação seja difusa devido as nuvens que bloqueiam o sol, os raios são suficientes para gerar energia.
Mito. Os painéis solares possuíam custo elevado nas primeiras descobertas desta tecnologia. Porém, com a evolução do mercado global, os módulos fotovoltaicos tiveram o custo reduzido em mais de 80% nos últimos cinco anos.
Mito. É necessário distinguir sistema de energia solar térmica de sistema fotovoltaico. O sistema fotovoltaico transforma raios solares em eletricidade. Devido a essa característica, pode ser utilizado para iluminação, funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos e aquecimento de água em chuveiros elétricos. Já no sistema de energia solar térmica funciona, os coletores são utilizados apenas para aquecimento de água.
Mito. As usinas fotovoltaicas são construídas em terras remotas e improdutivas. Portanto, além de o impacto ambiental ser mínimo, os empreendimentos contribuem para o desenvolvimento econômico e social das cidades onde são instaladas.
Verdade. A geração de energia não acontece no período noturno devido à ausência de radiação solar. Em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é aconselhável que se tenha um banco de baterias conectado ao sistema. Dessa forma, é possível armazenar a energia que será utilizada à noite.
Verdade. Devido ao avanço da tecnologia e da comprovação feita tanto por estudos técnicos, quanto por históricos de usinas, os módulos solares têm vida útil superior a 25 anos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga