Tags
A Uber anunciou nesta segunda-feira (27) mais um recurso de segurança. A novidade a ser lançada nos próximos dias no Brasil é a checagem via PIN ou código de verificação, também chamada de U-Código. A ferramenta consiste de uma senha que é mostrada no app do passageiro e precisa ser fornecida por ele ao motorista para que a corrida possa ser iniciada – confirmando, assim, que tanto um quanto o outro estão na viagem correta.
O recurso pode ser ativado pelos usuários diretamente no aplicativo por meio da opção “Confira Sua Viagem”, que vai habilitar a senha de quatro dígitos que deverá ser fornecida ao motorista. Dessa forma, além do nome e foto do condutor, bem como a placa e o modelo do veículo, os usuários também podem ter mais tranquilidade ao checar o carro correto com a opção de U-Código ativada.
Leia mais:
Uber: 10 truques pouco conhecidos para usar melhor o app
Não beba ou use armas de fogo: conheça o código de conduta para motoristas e passageiros da Uber
Uber: nova modalidade conectará motoristas e passageiras mulheres
Potencializando o poder do GPS e de outros sensores no smartphone, a Uber pode identificar e sinalizar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota. Se uma parada não prevista for sinalizada, o app pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte, indicando as ferramentas de segurança que podem ajudar a obter o apoio necessário.
Motoristas parceiros e usuários passarão a ter a opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a corrida, em algumas regiões. Concluído o trajeto, se desejarem informar algum problema, podem encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a empresa tem acesso – se o arquivo for compartilhado, claro. O conteúdo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.
Além da selfie que os motoristas já fazem de tempos em tempos, o recurso para verificação de identidade do condutor em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados – como piscar, sorrir, virar o rosto. Isso trará mais uma camada de segurança e permitirá verificar que o usuário é aquele que se cadastrou no aplicativo. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos parceiros.
Com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, a Uber começou a implementar um projeto-piloto no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil ainda em 2020.
Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação. Caso o passageiro e o motorista parceiro se avaliem com uma estrela, eles não farão mais corridas juntos na plataforma da Uber.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Na galeria, você descobre 10 histórias bizarras que aconteceram no Uber: