Tags
Você pode até chamar de Zap no lugar de WhatsApp, mas não pode negar a importância que o aplicativo tem atualmente. O mensageiro se tornou líder mundial neste segmento e está em constante atualização para oferecer os melhores serviços aos usuários.
Hoje, é possível enviar texto, áudio e vídeo, fazer ligações e videochamadas e até compartilhar documentos com uma pessoa ou um grupo de pessoas. O que antes precisava de outras ferramentas, como o computador, pode ser resolvido com um único app.
A capacidade de identificar falhas, absorver sugestões dos usuários e trabalhar continuamente pelo desenvolvimento do aplicativo fez com que o WhatsApp se disseminasse pelo mundo. E mais: todos os anos inúmeras funções são disponibilizadas.
Hoje, o programa está totalmente diferente do que era nove anos atrás, quando foi idealizado por Brian Acton e Jan Koum. Confira as 10 principais transformações!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Em 2014, o WhatsApp lançou a confirmação de leitura da mensagem, as famosas setas azuis. A novidade, porém, foi acompanhada pela opção de desativar o recurso após reclamações de quem prefere ter mais privacidade.
Uma das atualizações mais esperadas pelos usuários surgiu em 2015. O aplicativo inseriu a função “Ligar”, que permite a realização de chamadas telefônicas graças à tecnologia VoIP, sigla inglesa para Voz sobre IP.
O aplicativo surgiu graças aos smartphones, mas sua popularização fez com que as pessoas pedissem um programa disponível para desktop. Em 2015, a empresa lançou a ferramenta por meio da leitura de QR Code com o celular.
Para resolver a enxurrada de mensagens recebidas em um grupo, o WhatsApp criou em 2016 o recurso de citação, que permite ao usuário “marcar” a pessoa a quem aquela conversa é direcionada.
Depois de permitir ligações, o aplicativo começou a desenvolver a possibilidade de chamadas de vídeo. Isso ocorreu no fim de 2016 e possibilitou a interação por meio das câmeras dos smartphones.
No início de 2016 os usuários finalmente conseguiram destacar trechos de mensagens com riscos, negrito e itálico. Antes feito por códigos gráficos, agora já integra o menu de opções do teclado.
Outro recurso bastante desejado por quem participa de grupos, a seta de novas mensagens foi lançada em 2016 e permite que o usuário desça a conversa até à conversa mais recente.
Em 2017, o WhatsApp passou a rivalizar com o Snapchat e o Instagram Stories ao criar a função “Status”. Nela, os usuários podem postar imagens e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas.
Outro recurso bastante solicitado, a localização ao vivo chegou em 2017 e permite que os usuários compartilhem via mensagem a sua posição exata em um mapa por 15 minutos, meia hora ou 8 horas.
Enviar áudio em vez de texto é um dos fatores que explicam o sucesso do WhatsApp, mas os usuários ficavam incomodados de terem que segurar o botão de gravação durante toda a mensagem. Contudo, desde 2017, é possível travá-lo e continuar gravando ao deslizar o ícone para cima.
Seja a trabalho ou diversão, é comum compartilhar pelo WhatsApp decisões e informações diariamente com os amigos. Para não correr riscos de perder documentos importantes por conta de banes ou até roubos, contratar um seguro para iPhone ou Android é um passo importante. Saiba mais na Bem Mais Seguro.
Leia mais
10 truques do WhatsApp para você se tornar um expert no aplicativo
Files Go: App libera espaço no smartphone (e joga fora todo lixo recebido via WhatsApp)
Descubra as origens de Momo, o viral amaldiçoado do WhatsApp
Já que o assunto é WhatsApp, aproveite para conferir uma série de memes e imagens engraçadas para usar no mensageiro: