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Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos

Créditos: Photo credit: Great Beyond on Visualhunt / CC BY-NC-SA
21 setembro, 2018
Da Redação

O tempo que os brasileiros dedicam a assistir a vídeos na web aumentou 135% nos últimos quatro anos, passando de 8,1 horas semanais, em média, em 2014, para 19 horas por semana em 2018. Por dia, é o equivalente a 2 horas e 42 minutos. No mesmo período, o tempo gasto com a TV cresceu 13%, passando de 21,9 horas semanais, em média, para 24,8 horas. O que dá 3 horas e 30 minutos diários.

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Essas são algumas das descobertas da quinta edição da pesquisa Video Viewers, sobre os hábitos dos brasileiros ao consumir vídeos. De acordo com o estudo, realizado pela Provokers, a maior parte (80%) dos entrevistados procura na internet conteúdos que não estão disponíveis na TV. 47% buscam conteúdos que não puderam assistir no horário de exibição da grade televisiva e 27% buscam aprofundar assuntos que viram em programas da TV.

O estudo também revela que o YouTube é plataforma preferida de 44% das pessoas para consumir vídeos. Além disso, após análise de uma amostra de 8 mil vídeos assistidos pelos brasileiros considerados no estudo, o YouTube foi a plataforma usada para ver 15% deles.

O número coloca o YouTube à frente de outras plataformas de vídeo on-line e de canais de TV aberta e paga no Brasil – ficando atrás apenas da TV Globo, somente por 3 pontos percentuais.

Confira outros destaques da pesquisa

● A maioria dos entrevistados continua a usar o smartphone como principal dispositivo para assistir a vídeos na web, mas há espaço para outros dispositivos. No total, 75% declararam usar esses dispositivos, mas o uso de Smart TVs mais que dobrou no último ano;

● A expectativa de crescimento da TV por assinatura no Brasil continua baixa: entre os 43% dos entrevistados que afirmaram não assinar o serviço, 74% disseram não ter intenção de contratar TV paga no futuro;

● O YouTube se mantém como principal destino para vídeos na web: 1 em cada 2 pessoas
declaram que encontram tudo o que querem assistir no YouTube. Música, educação e humor estão entre os principais conteúdos buscados na plataforma;

● O brasileiro se reconhece no conteúdo que assiste no YouTube: 7 em cada 10 brasileiros
afirmam que o conteúdo disponível no YouTube reflete a realidade ao redor deles e que é o local onde todos podem ter voz.

Como o estudo foi feito
● Pesquisa qualitativa on-line em fevereiro e março de 2018 feita pela Box 1824
200 entrevistados na faixa etária entre 14 e 55 anos das classes A, B e C que assistem vídeos on-line e off-line das cidades de Recife (PE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro e São Paulo;

● Pesquisa quantitativa on-line e off-line em julho de 2018: Provokers
3 mil entrevistados na faixa etária entre 14 e 55 anos das classes A, B e C que assistem tanto vídeos on-line como off-line das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, representando uma amostra de 127 milhões de pessoas.

E já que o assunto é YouTube, veja alguns dos vídeos com mais deslikes na rede social.

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