Tags
*Por Vivaldo José Breternitz
A robótica é cada vez mais usada no dia a dia das pessoas. Tanto que ela chegou à produção de alimentos. Um dos exemplos mais interessantes é o da empresa francesa Ekim, que apresentou uma máquina que pretende substituir os pizzaiolos de carne e osso.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
A máquina é um robô de três braços que é capaz de preparar 120 pizzas por hora. Dessa forma, ele é três vezes mais rápido que um pizzaiolo humano.
Com investimentos da ordem de 2,2 milhões de euros, a máquina que recebe pedidos via internet. Depois, prepara a pizza, deixando-a pronta para entrega ou retirada pelo cliente, devidamente colocada na embalagem e cortada.
Há um cardápio pré-definido, mas os clientes podem pedir alterações na pizza, desde que sejam utilizados os ingredientes disponíveis. A massa é elaborada manualmente, da forma convencional.
A empresa francesa também está criando uma marca, a Pazzi (loucos, em italiano). Por meio de um sistema de franquia, ela pretende desenvolver uma rede de pizzarias robotizadas, que iniciará suas atividades no final deste ano, na França.
A ideia é vender pizzas com preços entre sete e catorze euros, dependendo dos ingredientes, e funcionar 24 horas por dia. O plano ainda é que sejam pizzarias pequenas, instaladas em lugares com grande fluxo de pessoas, como shopping centers e estações rodoferroviárias.
A seguir, você confere um vídeo (em francês) do robô pizzaiolo em pleno funcionamento:
* Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Leia mais:
PegaBot analisa perfis e informa probabilidade de serem controlados por um robô
Site mostra qual a probabilidade de seu emprego ser roubado por um robô