Problemas ligados à conexão Wi-Fi podem prejudicar a navegação do usuário, principalmente no ambiente corporativo. Para ajudá-lo a melhorar o desempenho da sua rede na empresa, a D-Link separou uma série de dicas. Confira!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
1. Nem todo mundo consegue se conectar no Wi-Fi
Quando há muitas pessoas conectadas via Wi-Fi em sua empresa, e algumas simplesmente não conseguem se conectar pelo congestionamento de dispositivos, é um sinal de que o seu roteador ou dispositivo Wi-Fi não está dando conta. Para solucionar o problema, uma boa é o usar um Access Point Corporativo, dispositivo que possui processadores bem mais potentes que suportarão uma grande quantidade de conexões.
2. Wi-Fi não dá conta de trafegar dados de um sistema pesado ou servidor, sendo necessário utilizar conexão via cabo
Roteadores comuns são focados no público doméstico e não costumam suportar uma grande quantidade de tráfego de dados. Nesse caso, pelo mesmo motivo acima, o mais recomendado é utilizar também o Access Point Corporativo, por conta do processador. O dispositivo suporta um tráfego de dados muito mais pesado sem travar ou prejudicar quem está conectado.
3. Preciso de mais alcance Wi-Fi dentro de minha empresa
Aqui, existem duas soluções ideais para você conseguir cobrir a sua empresa inteira com Wi-Fi. Uma delas é usar os Access Points, que possuem alta potência para cobrir todo o espaço e ainda contam com a vantagem de poder colocar mais de um AP na rede. A outra opção é usar o Powerline. Sua função é transmitir a rede pela fiação elétrica, o que faz com que não haja interferências no Wi-Fi.
4. Os usuários conseguem se conectar, porém reclamam da qualidade
Caso a internet contratada no estabelecimento tenha uma boa velocidade, mas os usuários reclamam da qualidade do Wi-Fi, o problema pode ser a velocidade wireless do equipamento. Muitas vezes uma rede consegue cobrir a empresa inteira, mas mal dá para navegar na internet por conta da velocidade wireless do roteador ser muito baixa. Para solucionar isso, é necessário utilizar equipamentos com alta velocidade Wi-Fi e garantir qualidade para todos que estão conectados.
5. Sinto que os usuários estão conectando os seus dispositivos pessoais e, por conta disso, perdendo foco e desempenho no trabalho
Caso haja necessidade de fazer algum tipo de restrição ou controle de sua rede Wi-Fi, os Access Points Corporativos são ideais. Isso porque é possível criar até oito redes diferentes e dedicar uma apenas para os dispositivos profissionais, e outra para dispositivos pessoais com limitação de conteúdo, de velocidade, ou até mesmo de horário. Além disso, dá para ativar algumas proteções para a sua rede interna, fazendo com que os dispositivos pessoais não consigam ter acesso a rede interna da sua empresa, tendo acesso apenas à internet.