Ao mesmo tempo em que a internet aproxima pessoas, ela também serve como palco para discussões acaloradas e ofensas gratuitas. A sensação de proteção que a web dá faz com que os internautas sintam-se livres para expressarem opiniões hostis. Assim surgem os chamados “haters”.
A palavra “hater” significa “odiadores”, em tradução livre para o português. E, por mais que o termo seja forte, não há exageros nessa definição. Para ajudar quem passa por esse tipo de situação, muito comum na rotina de influenciadores digitais, a influu separou algumas dicas.
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1. Silêncio é a melhor resposta
Receber uma ofensa é um verdadeiro teste de paciência e não retrucar é uma prova de sanidade. Mas, por mais que seja difícil, é necessário manter a compostura. O objetivo do “hater” é justamente esse: provocar. Ao responder, a pessoa abre ainda mais brecha para se estressar e para que outros comentários apareçam.
Com bom senso duvidoso, os “haters” muitas vezes encaram suas atitudes como diversão e, ao receberem atenção, vão se dedicar cada vez mais a incomodar. Dar visibilidade para essas pessoas não agregará nada de útil ao conteúdo. Sequer as respostas irônicas são recomendadas. O ideal é que você gaste seu tempo com o público fiel, respondendo comentários positivos dos seguidores.
2. Críticas construtivas
“Haters” certamente não são os melhores críticos, mas é sempre bom buscar compreender a diferença entre uma crítica e uma ofensa. Se você é influenciador, ao analisar os comentários negativos, é possível aprender cada vez mais sobre seu público e adotar uma nova postura. Se a avaliação foi bem elaborada, educada e útil, vale a pena agradecer.
3. Sem desânimo
Ser influenciador envolve carisma, conteúdo e coragem. Se expor tanto em uma rede social, seja diante de uma câmera ou não, é uma tarefa difícil. Receber uma enxurrada de comentários ofensivos realmente é desanimador e o pode fazer com que questione seu trabalho. É importante frisar que essa é uma reação completamente normal, afinal de contas, ataques desse tipo, geralmente, focam em pontos sensíveis das pessoas.
Nesses momentos de “crise”, é recomendável que o profissional não foque tanto nesse ponto e se lembre de todo resultado positivo que conquistou até o momento. Se for necessário, o influenciador pode até mesmo excluir comentários negativos que não agregam ao canal. Em situações mais complicadas, que podem ser identificadas como injúria, difamação ou calúnia, é bom salvar prints como prova do ataque antes de excluir os comentários.