A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a bloquear, nesta quarta-feira (9), celulares piratas. A medida anunciada no último dezembro, tem o objetivo de impedir o funcionamento de um milhão de aparelhos irregulares que entram nas redes das prestadoras todos os meses.
Se você ainda está confuso sobre como será ação e que tipos de aparelhos serão afetados, o 33Giga explica em tópicos como funcionará a medida da Anatel. Confira!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O que pode ser considerado um celular pirata?
São aqueles aparelhos não certificados pela Anatel ou que possuem o IMEI (International Mobile Equipment Indentity), sequência de números que funciona como uma espécie de impressão digital dos celulares, adulterado, clonado ou outras formas de fraude.
Como faço para descobrir se meu celular não é falsificado?
Para descobrir se o celular tem IMEI e é regular, basta discar *#06#. Se nenhum número aparecer na tela ou se a sequência for diferente da que aparece na caixa do aparelho, é muito provável que o smartphone seja falsificado. Também dá para consultar a situação do seu dispositivo diretamente no site da Anatel.
Se eu tiver um celular sem o selo da Anatel, mas com o IMEI correto, ele seguirá funcionando?
Sim. Se o equipamento não tiver o selo da Anatel mas tiver sido certificado em outro país, o aparelho não será afetado pela ação. Vale lembrar que a certificação deve ser aceita pela própria Anatel.
E quais são as certificações e os países aprovados pela Anatel?
Procurada pelo 33Giga, a Anatel não informou quais são as certificações e os países aprovados.
Como a medida será aplicada?
Primeiramente, a medida será aplicada apenas em smartphones em operação no Distrito Federal e em Goiás. E mais: serão afetados apenas celulares que foram registrados do dia 22 de fevereiro de 2018 em diante.
E nos outros estados brasileiros?
Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Região Sul e demais estados da Região Centro-Oeste receberão as mensagens sobre os aparelhos irregulares a partir de 23 de setembro de 2018. O bloqueio ocorrerá a partir de 8 de dezembro de 2018.
Região Nordeste e demais estados da Região Norte e Sudeste terão as mensagens encaminhadas a partir de 7 de janeiro de 2019. O impedimento do uso dos aparelhos irregulares será a partir de 24 de março de 2019.
Comprei um celular pirata antes da medida da Anatel ser anunciada. Ele será afetado?
Não. A medida só será aplicada a aparelhos irregulares que entrarem nas redes das prestadoras a partir do disparo das mensagens por parte da Anatel. Os clientes que adquiriram celulares piratas anteriormente não terão os dispositivos bloqueados.