Tags
O iOS 11 começou a ser liberado para os usuários da Apple nesta terça-feira (19). Anunciado em junho de 2017, o novo sistema operacional está disponível para os modelos do iPhone 5S em diante, além das versões a partir do iPad mini 2 e do iPod Touch 6ª Geração. Antes que você faça o download, o 33Giga mostra quais as maiores (e melhores) novidades do software – e uma que pode desagradar os fãs da maçã. Depois, conscientemente, veja se o SO já está liberado para seu dispositivo e faça o download. Vá até Ajustes > Geral > Atualização de Software.
Leia mais
Apple divulga iPhone 8 e iPhone X: confira a evolução do smartphone
Morte do iPod Nano e do iPod Shuffle: relembre a evolução da linha
Apple anunciou três novos modelos de iPhone e os internautas reagiram com memes
Central de Controle
Provavelmente, a Central de Controle é o recurso que mais sofreu alterações no iOS 11. A maior novidade é que ela pode ser personalizada – finalmente. O usuário consegue escolher quais funções ficarão ao alcance de um toque. Para selecionar, siga o trajeto: Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles. Além de atalhos convencionais, o sistema operacional da Apple trouxe novos recursos. Entre eles, está “Não Perturbar ao Dirigir”, que silencia as notificações automaticamente quando o usuário está no volante e ainda envia mensagens para alertar quem está te procurando.
Prints
O iOS 11 otimizou a experiência de captar a tela do celular. Agora, além de tirar prints, o sistema permite que o usuário edite a captura e envie diretamente para uma rede social ou contato específico. A Apple também incluiu uma função que permite gravar o que está no visor – e tudo secretamente, inclusive as histórias do Snapchat e Instagram. Para usar o recurso, é necessário habilitá-lo nas configurações. Siga o trajeto: Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles > Gravação de Tela. Quando quiser usar a função, puxe a Central de Controle e clique no botão dedicado.
SOS de Emergência
Esta função permite que o usuário avise seus contatos em situações de emergência. Caso você se sinta ameaçado, basta pressionar o botão repouso/despertar rapidamente cinco vezes e o telefone discará para serviços especializados. O software ainda mandará uma mensagem de texto para seus contatos de confiança avisando sobre a medida. Para habilitar o recurso, vá até “Ajustes” e depois clique em “SOS de Emergência”. Vale lembrar que é necessário configurar seus contatos de emergência. Para isso, acesse a aba “Ficha Médica” do aplicativo nativo Saúde.
Arquivos
Arquivos é o novo aplicativo da Apple que substitui o falecido iCloud Drive e sincroniza com serviços de terceiros, como Dropbox e Google Drive. A ideia é que o usuário seja capaz de concentrar todos os documentos salvos na nuvem em um único lugar. Dá ainda para adicionar tags, procurar por pastas específicas e ver projetos ativos.
Everything is big
No iOS 11 tudo é grande. As letras dominam a tela e sempre tem um título no topo que identifica o que você está acessando. E mais: na App Store, por exemplo, a lista simples e prática de “Atualizações” agora está enorme. Embora o novo design deva ser ideal para quem for proprietário de um iPhone X com sua tela de 5,8 polegadas, acaba ficando grosseiro em um iPhone 6 de 4,7 polegadas. Se quiser ajustar o tamanho, vá até Ajustes > Tela e Brilho > Tamanho do Texto. O problema é que, embora diminua um pouco, a interface não volta a ser sutil como no iOS 10.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas