Tags
O mundo virtual se tornou inestimável para qualquer empresa que se preze – esteja ela presente apenas no universo online ou também no offline. Mas, como todo ambiente cujo controle é etéreo, pode se tornar perigoso. Ter um perfil ativo nas redes sociais requer, portanto, muito cuidado por parte da corporação. Até porque, se o sucesso de uma ação gera repercussão positiva imediata e viral, isso também é verdade quando há uma crise.
Alguns pontos são importantes para se manter a salvo (ou pelo menos a uma distância segura) de problemas. O primeiro é contar com um especialista na área, alguém capaz de antever iniciativas com teor “incendiário”. A seguir, Gabriela Szprinc, head de pequenas e médias empresas e de responsabilidade social do PayPal Brasil, dá outras dicas essenciais para o bom convívio entre empresa e redes sociais. Confira!
Leia mais
Como abrir uma loja virtual? As seis principais dúvidas para começar um e-commerce
5 aplicativos para ajudar na gestão saudável do seu negócio
Amor ao primeiro clique? Saiba quanto tempo uma pessoa leva para fechar uma compra na web
Crie conteúdo de qualidade
Independentemente da rede social, não adianta ser mais do mesmo quando o assunto é comunicação digital. Assim, você cairá em um abismo de ideias feitas – e, o que é pior, velhas. Tenha em mente os assuntos que são essenciais para sua empresa e também relevantes para seus potenciais clientes. Não se deixe levar pela sedução do conteúdo falsamente informativo, cujo objetivo é meramente comercial. As redes sociais já estão repletas de gente tentando vender produtos e serviços, você não pode ser mais um.
Desenvolva uma agenda de ações
Pode ser um Excel ou um PowerPoint, não importa. Mas você precisa ter ciência, desde o primeiro momento, do que deseja a curto, médio e longo prazos com sua incursão pelo mundo virtual. Que mensagem pretende passar? Com quem deseja falar? Como impactar esse universo de usuários? Que linguagem usar? Quantos posts por dia? Tudo precisa estar muito bem desenhado e planificado antes de se adentrar em qualquer rede social, seja ela o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter.
Não frustre seu cliente com postagens caóticas
Esta dica tem a ver com o tópico anterior: uma vez que você decidir a quantidade de postagens por dia (ou por semana), transforme essas postagens em um relógio. Isso significa que, se você quer enviar uma publicação sempre às 10h da manhã, esse horário precisa ser cumprido religiosamente. O respeito a essa ação cotidiana cria laços poderosos com os internautas.
Recebeu uma pergunta via rede social? Responda!
Seu consumidor é o que há de mais importante. E seu potencial cliente também. Lembre-se: as redes sociais potencializam a capacidade dos internautas de conversarem com sua empresa. Isso significa dizer que você passa a ter um canal direto de relacionamento, o que é uma conquista e tanto. Mas tenha em mente que esse poder é uma faca de dois gumes. Cliente mal atendido (ou ignorado) se torna, facilmente, um inimigo poderoso. E o que é pior: destila sua frustração via redes sociais.
Tenha a concorrência sempre na alça de mira
Aqui, Gabriela não está se referindo a imitar o que os concorrentes estiverem fazendo – embora isso seja absolutamente saudável. O importante é aprender com os erros que seus concorrentes cometem nas redes sociais. Esteja atento às crises pelas quais eles passam e invista na identificação dos motivos que as ocasionaram. Use o fracasso alheio para alavancar o seu sucesso.
Erros gramaticais? Jamais!
Uma coisa é postar usando a metalinguagem típica das redes sociais – principalmente a do Twitter, por causa do espaço reduzido de caracteres. Mas um post com erro gramatical pode se tornar um pesadelo. Nesse quesito, todo cuidado é pouco. Se for possível, invista em um serviço de revisão online (há diversas empresas que fazem isso) para se manter a salvo de vexames. E nem pense em usar palavras de baixo calão, não importa o quão coloquial você pretenda ser em sua face digital.
Use encurtadores de URL
Esta é outra dica que ganha ainda mais importância se sua rede social favorita for o Twitter. Mas, mesmo no caso do Facebook ou Instagram, evite postar links completos, pois eles atrapalham muito a leitura dos textos. Há vários sites na internet que encurtam URLs. O recomendado pela Gabriela é o Bitly.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas