Tags

Notícias

Sarahah: quando o sigilo pode gerar bullying e mensagens de ódio na internet

Créditos: Visualhunt.com
16 agosto, 2017
Da Redação, com assessoria

De origem saudita, o aplicativo Sarahah quer dizer “honestidade” e vem se tornando cada vez mais popular e utilizado entre os jovens. Com ele, os usuários podem fazer perguntas e comentários uns para os outros de maneira anônima e sem a opção de resposta. Mas, o que parece ser divertido, também pode ser uma porta de entrada para a propagação de mensagens de ódio, discriminação e bullying .

Leia mais:
Novo Secret? Sarahah é um aplicativo em que os usuários podem deixar recados anônimos
Revenge Porn: advogada explica o que você pode fazer se for vítima dessa violência na web

De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida Saúde, o anonimato é um fator chave para que os usuários usem o Sarahah de maneira agressiva. “Por se tratar de um aplicativo anônimo, os jovens estão fazendo um uso indiscriminado, podendo ocasionar situações mais graves. O fato de ser sigiloso faz com que as pessoas percam o medo de falar. O mesmo acontece com as redes sociais já existentes, nas quais alguns usuários se escondem atrás das telas para falar o que pensam, na ilusão de que não serão descobertos”, diz.

A psicóloga explica que os jovens são mais atraídos por esse tipo de plataforma, pois estão na fase de paquerar, com muitas amizades e, às vezes, querem descobrir mais informações de alguém e não têm coragem de fazer isso de maneira explícita. A especialista alerta para os riscos que o uso indevido do aplicativo pode proporcionar aos jovens e que os pais devem acompanhar de perto o comportamento dos seus filhos.

“O uso excessivo pode prejudicar os estudos ou até mesmo a vida social. Entretanto, o prejuízo maior se dá no modo como o aplicativo é utilizado. Se for usado para paquerar, para descobrir se alguém está disponível, tudo bem. Faz parte da idade. Mas se é utilizado com fins de assediar alguém moralmente, esse é o principal malefício. Por isso, os pais devem ficar atentos e observar se os filhos estão agindo da forma adequada às postagens, se estão prejudicando alguém ou sendo prejudicados”, enfatiza.

Ao receber uma mensagem indesejada e ofensiva pelo Sarahah, é importante guardar provas. Então, tire ‘prints’ da tela para registrar o ocorrido. Depois disso, vá até uma delegacia e faça um B.O. (Boletim de Ocorrência) para que a denúncia seja apurada. É importante saber que, se o Poder Judiciário considerar que ação é um crime, o sigilo do aplicativo pode ser quebrado para identificar o infrator. Além disso, também é possível bloquear o usuário para deixar de receber mensagens desagradáveis.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.