Tags

Corporativo

Conheça sete caminhos para implementar Internet das Coisas na sua empresa

Créditos: fumi via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
29 junho, 2017
Da Redação, com assessoria

Por conta dos avanços tecnológico dos últimos anos, muitas empresas estão buscando entender a aplicação da Internet das Coisas (IoT) em seu negócio. O objetivo? Agilizar e melhorar entregas e resultados. Mas este é um processo que pede cautela e maturidade. Daniel Moraes, gerente de Novos Negócios da Embraco, multinacional fabricante de soluções para a refrigeração e co-fundadora da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), lista abaixo sete dicas sobre como iniciar os movimentos de IoT em sua companhia.

Leia mais: 
Baidu, Neurologic e outras empresas criam a primeira Associação Brasileira de Inteligência Artificial
Tinder do emprego: plataforma une empresas e candidatos ideais por “match”
10 dicas para pequenas empresas fazerem bom uso de dados

1 – Entenda a digitalização e todas as suas novas possibilidades como “core” da empresa, que faz parte dos produtos e principalmente dos serviços da sua organização.

2 – Busque caminhos que permitam a criação de soluções com a possibilidade de escala para massificar sua utilização. Se a empresa já conta com produtos e serviços com escala, as chances de sucesso na digitalização são maiores.

3 – Integre ao time de desenvolvimento áreas de conhecimento como TI, eletrônica, telecomunicações e, principalmente, do mercado no qual se pretende atuar. É importante considerar a participação de profissionais que possam auxiliar na experiência dos usuários que irão utilizar os produtos e serviços.

4 – Conheça o mercado e a realidade dos seus clientes. Tecnologia por tecnologia não agrega valor. A solução precisa trazer alguma melhoria operacional. O norte é sempre a necessidade do cliente e não a tecnologia mais impressionante.

5 – Empenhe-se no desenvolvimento do modelo de negócio. Defina o que será oferecido e para qual público. Enxergue oportunidades nos problemas que ocorrem no dia a dia dos seus potenciais clientes.

6 – Fique de olho em possíveis parcerias e não invente a roda – há tecnologia disponível no mercado que pode acelerar qualquer tipo de aplicação.

7 – Fique sempre muito perto do seu cliente, esclarecendo dúvidas e apontando os benefícios que o mundo digital pode trazer a ele. Afinal, a mudança cultural que sua empresa vai passar também irá ocorrer no seu cliente.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.