Tags
O AmpMe permite aos usuários reproduzir música em sincronia perfeita em vários dispositivos diferentes, criando um curioso (e também poderoso) sistema de som. A ideia é engenhosa e simples: basta instalar o app em smartphones, convidar um amigo para “compartilhar” uma canção (ou “Festa”, como o próprio aplicativo chama) e pronto: a mesma música começa a tocar nos dois eletrônicos.
Leia Mais
10 dicas para aproveitar o Spotify ao máximo
Deezer: saiba tudo sobre o streaming de música
O AmpMe oferece suporte a músicas armazenadas no telefone do usuário ou ainda a plataformas como Spotify e YouTube. Além disso, ele não se limita a apenas dois telefones sincronizados executando uma canção – é possível a milhares de pessoas tocar a mesma composição ao mesmo tempo. Um exemplo prático: em Montreal, no Canadá (terra dos desenvolvedores do AmpMe), 12 mil pessoas se juntaram para reproduzir a mesma canção concomitantemente em homenagem ao aniversário da cidade (o vídeo da ação está aqui).
Nos testes realizados pelo 33Giga, o app se mostrou bastante competente e fácil de usar. Por meio de sua interface, é possível reproduzir as músicas. Na mesma tela, aparece a opção de convidar amigos para tocar a mesma composição (os links são enviados via redes sociais, como WhatsApp) ou há a possibilidade de encontrar dispositivos próximos.
É necessário que todos os eletrônicos estejam conectados à internet para que a reprodução seja perfeita (de acordo com o desenvolvedor, o alcance é de 500 km). Um dos pontos interessantes é que as pessoas que reproduzem as faixas rodando sob o AmpMe têm igual domínio sobre ela: qualquer um pode reproduzir, parar ou trocar de música.
O CEO do AmpMe, Martin-Luc Archambault (que inclusive é um dos apresentadores e investidores do programa de TV Shark Tank do Canadá), explica que o aplicativo está possibilitando um novo hábito social de compartilhamento de músicas. “Estamos dando um passo para construir um universo mais portátil e com som de alta qualidade”, diz. “Começamos com dispositivos móveis, como celulares e tablets, agora estamos expandindo para todos os dispositivos com conexão Bluetooth.”
As próximas versões do AmpMe devem permitir, de acordo com o desenvolvedor, que apenas um usuário tenha internet e consiga compartilhar sua rede para que os amigos próximos reproduzam as músicas mesmo sem sinal. O Brasil é um dos países em que essa função será testada pioneiramente.
O AmpMe tem versões para iOS e Android. Para baixá-lo gratuitamente, clique aqui.