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Compra em realidade virtual já é um desejo de 73% dos brasileiros

Créditos: lhl via Visualhunt.com / CC BY-SA
29 maio, 2017
Da Redação, com assessoria

O uso da realidade virtual (VR) para fazer compras pode estar mais próximo do dia a dia dos brasileiros do que se imagina, segundo um estudo da Worldpay, líder global em processamento de pagamentos. Ao oferecer um leque de oportunidades para diversos tipos de mercado, o ambiente virtual pode ser criado a partir do uso de óculos que transportam o consumidor para uma experiência que replica a as sensações do mundo real.

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O estudo ainda revelou que 73% dos brasileiros entrevistados têm interesse em fazer compras usando a realidade virtual (VR) – um índice significativamente maior que outros países pesquisados como Alemanha (59%) e até mesmo o Japão (57%). Com o lançamento de mais e mais produtos integrados com VR, a pesquisa destacou também como a tecnologia está se tornando cada vez mais acessível e ganhando a atenção dos consumidores no Brasil.

A pesquisa que abordou 2004 brasileiros, mostra que 85% dos entrevistados consideram adquirir um produto com a tecnologia de realidade virtual e 84% gostariam de ver lojas físicas usando o recurso. Porém, 56% dizem que a capacidade de visualizar e experimentar um produto ou experiência em VR ou Realidade Aumentada (AR) não afetaria a possibilidade de fazer uma compra por impulso. Além disso, a segurança do meio de pagamento virtual é uma preocupação para quase metade (43%) dos brasileiros pesquisados.

Seguro e prático

Para ajudar a superar essa barreira da segurança, pesquisadores da Worldpay estão estudando como os consumidores podem pagar usando cartões de crédito e débito enquanto estão imersos no ambiente virtual. O resultado desse trabalho foi a criação uma prova de conceito, que oferece o mesmo nível de conveniência e segurança que os consumidores têm em lojas físicas e online, sem a necessidade de deixarem o universo virtual.

O protótipo criado utiliza o recurso de ‘Host Card Emulation (HCE)’, responsável por virtualizar o processo de compra. O pagamento usa ainda a tecnologia EMV, que possibilita que o protótipo trabalhe por meio da aproximação do cartão (virtual) no terminal (também virtual). Para digitar a senha, a Worldpay criou uma tecnologia que se chama AirPIN. É a primeira solução deste tipo que permite que o consumidor veja uma série de números neste ambiente virtual e selecione os quatro dígitos que compõem a sua senha, utilizando seu controlador virtual.

Estima-se ainda que essa nova experiência de compra estimule a adoção da VR entre os consumidores. Segundo a pesquisa, a principal razão pela qual mais pessoas não usaram a VR ou AR é por conta da falta de oportunidade (54% dos entrevistados), seguida pelo custo (33%) e pela falta de compreensão sobre como isso beneficiaria o dia a dia de cada um (17%).

“Quanto mais consumidores tiverem a oportunidade de experimentar essa tecnologia, maior a chance de perceberem todos os benefícios que o VR oferece – não só relacionado à experiência de compra, mas também a outras atividades de rotina e até mesmo no ambiente de trabalho colaborativo. Por essas razões, as empresas brasileiras têm um papel essencial para explorar as diversas aplicações da VR a fim de ajudá-las a se manter cada vez mais conectadas com os clientes”, explica Juan D’Antiochia, gerente geral para América Latina na Worldpay.

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