Tags

Notícias

Pesquisa alerta: ransomware móvel triplicou no primeiro trimestre de 2017

29 maio, 2017
Da Redação, com assessoria

O ransomware, atual pesadelo global, não mostra nenhum sinal de desaceleração. De acordo com o estudo “Desenvolvimento de ameaças de computador no primeiro trimestre de 2017” da Kaspersky Lab, o volume deles para dispositivos móveis subiu mais de três vezes durante os primeiros meses do ano. O ransomware que tem como alvo todos os dispositivos, sistemas e redes também cresceu com o surgimento de 11 novas famílias de cifras trojans e 55.679 novas modificações no primeiro trimestre.

Leia mais: 
Cursos ensinam sobre ciberataques e mostram como se prevenir
Ciberataque global: o que você precisa saber sobre o ransomware WannaCry
Vítima de CryptXXX? Veja como recuperar seus arquivos

Segundo a empresa de segurança, o número de arquivos detectados de ransomware móvel atingiu 218,625 durante o trimestre, com a família Congur representando mais de 86%. O ransomware Congur é um bloqueador que configura e restabelece o PIN do dispositivo para oferecer direitos de administrador e algumas variantes do malware para que os cibercriminosos. Nessas oportunidades, eles aproveitam para instalar seu módulo na pasta do sistema – tornando quase impossível a remoção.

Apesar da popularidade do Congur, o Trojan-Ransom.AndroidOS.Fusob.h permaneceu como o ransomware móvel mais amplamente usado, representando quase 45% de todos os usuários atacados. Uma vez executado, o Trojan solicita privilégios de administrador, coleta informações sobre o dispositivo e carrega os dados em um servidor mal-intencionado. Com base no que ele recebe, o servidor pode enviar de volta um comando para bloquear o dispositivo.

Os Estados Unidos é o país mais afetado por ransomware móvel no primeiro trimestre. Por sua vez, o Brasil e a Venezuela estão entre os 10 países mais afetados por ataques de Trojans cofrados.

Outras estatísticas de ameaças on-line do relatório Q1, 2017 incluem:
– As soluções Kaspersky Lab detectaram e repeliram 479.528.279 ataques maliciosos a partir de recursos online localizados em 190 países em todo o mundo.
– 79.209.775 URLs únicos foram reconhecidos como mal-intencionados pelos componentes antivírus da web.
–  Tentativas de infecção por malware que visam roubar dinheiro via acesso on-line a contas bancárias foram registradas em 288 mil computadores usuários.
–  Os ataques de cifradores foram bloqueados em 240.799 computadores de usuários únicos.
–  O antivírus de Kaspersky Lab detectou um total de 174.989.956 objetos maliciosos e potencialmente indesejados.
–  Os produtos de segurança móveis da Kaspersky Lab também foram detectados:
– 1.333.605 pacotes de instalação maliciosos;
– 32.038 burocratas móveis (pacotes de instalação).

Para reduzir o risco de infecção, os usuários são aconselhados a:
– Utilizar soluções de segurança robustas e se certificar de manter todos os softwares atualizados;
– Executar regularmente uma verificação do sistema para checar se há uma possível infecção;
– Manter-se sábio enquanto estiver online. Não insira informações pessoais em um site se você tiver dúvidas ou suspeita;
– Sempre fazer backup de informações valiosas.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.