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O teste “Qual Celebridade Você Se Parece?” está circulando nos últimos dias pelo Facebook. O gancho para atrair usuários é mostrar com qual famoso a pessoa se parece. Mas os especialistas em segurança da Kaspersky Lab alertam que, ao entrar para a brincadeira, o internauta também compartilha informações pessoais com a empresa criadora do teste.
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Para realizar o teste e conferir o resultado, a empresa Vonvon solicita que o usuário clique em “Conectar-se ao Facebook”. Ao fazer isso, a empresa recebe as informações públicas do perfil do internauta (incluindo nome, foto, idade, sexo, idioma, país), além da lista de amigos e e-mail. Uma vez que estas condições são aceitas, o aplicativo carrega as imagens vinculas à conta e pede para o usuário escolha uma para encontrar a suposta celebridade doppelgänger.
Segundo a pesquisa “Você é um especialista em cibernética?” da Kaspersky Lab, 63% dos entrevistados diz que não lê o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo em seu dispositivo. Uma em cada cinco pessoas (20%) nunca leu as mensagens para instalar apps, apenas clicam em “Próximo” e “Concordo”, sem entender o que estão autorizando.
Na verdade, alguns aplicativos podem invadir a privacidade do usuário, instalar outros programas ou mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um dispositivo de forma completamente legal já que internauta clicou em “aceito” durante o processo de instalação.
A política de privacidade da Vonvon diz que os dados recolhidos em seus jogos e aplicativos são usados para promover seus produtos via e-mail e para outros propósitos de marketing, que não são especificados. Ela também indica que as informações recebidas podem ser transferidas para outras empresas ou indivíduos com objetivo de “otimizar seus serviços e funcionamento do site”.
Em 2015, suas políticas de privacidade foram questionadas após o lançamento do teste “Quais Palavras Você Mais Usou No Facebook Esse Ano?”, que atraiu mais de 17 milhões de usuários. A partir daí, a empresa tem limitado as informações que solicita aos internautas.
Para evitar que suas informações sejam usadas e até mesmo compartilhadas por companhias, a Kaspersky Lab dá as seguintes dicas para proteger os dados pessoais dos usuários:
– Não aceite todos os convites para jogos e aplicativos que aparecem nas redes sociais;
– Leia atentamente as condições e informações ao utilizar aplicativos de jogos e testes;
– Verifique frequentemente as configurações dos apps em sua conta do Facebook, eliminando aqueles não utilizados, além de se certificar que os aplicativos tenham acesso a uma quantidade mínima de dados.
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