Tags

Negócios

Artigo: Cloud Computing e as tendências para 2017

26 novembro, 2016
Da Redação, com assessoria

Artigo escrito por: Julio Mejías, Executivo Comercial na DBACorp

Estudos do Gartner apontam que, em 2017, os investimentos das empresas brasileiras em cloud devem chegar a US$ 4,5 bilhões, e, até 2020, podem atingir US$ 20 bilhões. Para tal, jogadores de peso no mercado de cloud computing já estão presentes no Brasil, como Amazon (AWS), Microsoft e IBM, e, no próximo ano, Google e Oracle prometem presença em território nacional – afinal todos querem a sua fatia no mercado e concorrem ferozmente com ofertas de empresas brasileiras. Mas porque esta tendência em migrar para modelos de TI na nuvem?

O mundo mudou. Se tornou totalmente digital, exigindo produtos cada dia mais interligados via internet, com rapidez quase instantânea, qualidade e preços competitivos. Por isso, é indiscutível que em qualquer empresa a tecnologia se tornou a base da sua operação, da produção e do atendimento aos seus clientes. Mas, em paralelo, hardware e software se tornaram os vilões de gastos em propriedade e manutenção, que só tendem a aumentar drasticamente ano a ano.

Isto gerou, nos últimos 5 anos, uma tendência mundial das empresas a migrar para ambientes em nuvem para atender este “mundo novo”, se preocupando com seu negócio e não com a tecnologia e nem com sua manutenção.  Esta tendência finalmente se tornou uma realidade no Brasil: atualmente, por conta dos pesados investimentos em telecomunicações, a comunicação pela internet finalmente deixou de ser um fantasma e a oferta de ambientes na nuvem, de forma massificada por empresas multinacionais e nacionais, tornou a oferta de mercado viável financeiramente.

O que há alguns anos nem se imaginaria por parte das empresas brasileiras – que sempre foram extremamente conservadoras e céticas a ambientes externos em TI -, hoje se tornou necessária devido a alguns fatores básicos de mercado. Dentre eles, o principal é a atual situação econômica, levando as empresas a repensarem suas estratégias e romperem paradigmas para atingir a velha e batida estratégia de redução de custos, mas com melhor qualidade.

A segurança e confiabilidade dos ambientes de TI na nuvem também são um fato. Os investimentos em verdadeiras cidades de concreto, que contêm um oceano dos mais modernos hardwares existentes, com os mais avançados sistemas de segurança virtual e física, são construções que espalhadas pelo mundo garantem a realidade da cloud computing. Ambientes que as empresas jamais conseguiriam adquirir e manter, agora são compartilhados com segurança, redundância, e manutenção a um custo dividido. Baseados nestes ambientes, assistimos ao crescimento desmensurado de redes sociais, softwares para comunicação, notícias do mundo inteiro em tempo real, jogos online, e recentemente até bancos totalmente digitais sem agências.

Uma premissa que sempre vale recordar é que a realidade de migrar para novas tecnologias não é tão simples quanto parece. Por este motivo, se munir de informação e uma consultoria realizada por profissionais qualificados, com experiência no assunto, é sempre uma ótima prática para evitar transtornos futuros, e selecionar a melhor oferta e mais qualificada para seu negócio.

Agora os mundos virtuais não são mais ideias futuristas: são uma realidade. Assim as empresas vão migrar para melhorar sua oferta e performance para um público cada vez mais digital e exigente. As empresas também se tornarão mais eficazes e competitivas, a um custo com baixíssimo investimento, onde a cloud computing é a luz no final do túnel.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.