Tags
Novembro mal chega e a internet já está cheia de banners anunciando a Black Friday — data importada dos Estados Unidos que acontece no Brasil desde 2010. Segundo números dos organizadores do evento no País, R$ 1,5 bilhões foram movimentados em 2015, um aumento de 76% em relação a 2014. Ele acontece na última sexta-feira do mês e, na segunda-feira seguinte, ocorre a Cyber Monday, voltada especialmente para descontos em e-commerces.
Essa enxurrada de promoções é suficiente para tirar muita gente do eixo e, se você não tomar cuidado, pode acabar comprando algo que nem precisa ou ser enganado e levar um produto com desconto falso. Para não ser vítima dessas roubadas, o site Finanças Femininas dá cinco dicas para fugir das fraudes.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
1. Analise seu orçamento
Você pode querer muito um produto, mas precisará avaliar se o seu bolso comporta essa compra neste momento. Pare e reflita se você realmente precisa daquilo e se você terá como bancar. Resposta negativa? Então, segure o cartão de crédito.
2. Tenha foco
São tantas ofertas acontecendo ao mesmo tempo que é uma verdadeira tentação não colocar tudo no carrinho. Não faça isso. Visite os estabelecimentos e comércios online com um foco. Se você precisa de um celular, evite ir ao setor de roupas “só para dar uma olhadinha”.
3. Cuidado com os descontos falsos
É comum que as empresas inflem os preços dias antes da data. Assim, ao chegar na sexta-feira, elas apenas voltam os valores para o estágio original para simular um desconto. É o famoso “tudo pela metade do dobro”. De acordo com o Procon, 28,3% das reclamações registradas na Black Friday de 2015 dizem respeito a esse problema. Para se proteger, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que se pesquise o preço do produto em, pelo menos, três lugares diferentes, duas semanas antes do dia.
4. Não confie em tudo que vê
Nem todos os estabelecimentos são tão confiáveis quanto parecem. Confira a reputação das lojas em sites como o Reclame Aqui, que costuma fazer um ranking das campeãs em reclamações. Vale ver a lista do ano passado para se precaver. Você também pode conferir os comentários nas redes sociais dos comércios eletrônicos.
5. Fique calmo
Os e-commerces costumam deixar um cronômetro em letras garrafais em sua página inicial justamente para despertar um senso de urgência, como se não fosse existir outra oportunidade para conseguir preços tão bons. No entanto, sabemos que isso não é verdade. A Black Friday e a Cyber Monday duram apenas um dia cada, mas não deixe de levar em consideração que o mês de janeiro está chegando e o comércio tende a reduzir significativamente os preços, em uma tentativa de desovar aquilo que não foi vendido no natal.