Tags
Uma das consequências decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o comprometimento dos movimentos de partes do corpo. A estabilização da postura é muito importante no processo de reabilitação do paciente e esse processo poderia ser muito bem auxiliado por uma solução tecnológica. Com isso em mente, um doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP está fazendo pesquisas para desenvolver um aplicativo para monitorar e avisar o afetado pela AVC quando ele estiver em uma posição incorreta.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
O responsável pela pesquisa é Olibário Neto, que está trabalhando em parceria com duas terapeutas ocupacionais. A ideia é que o aplicativo envie sinais sonoros e visuais com instruções de como corrigir o paciente pode corrigir sua postura quando ela estiver incorreta.
Para isso, será preciso fixar o smartphone no peito da pessoa sobre uma espécia de colete, dessa forma, ele poderia receber as instruções sempre que correções forem necessárias. Os testes em pacientes devem começar ainda este ano e o aplicativo será utilizado em portadores de Hemiparesia, que é a paralisia parcial de um lado do corpo.
O trabalho de Olibário e sua equipe recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto ainda foi premiado como a segunda melhor apresentação oral durante o XXV Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, realizado em São José do Rio Preto, na Universidade Paulista (UNIP).