Tags

Notícias

Wifialarm transforma seu roteador em um detector de movimentos

Créditos: nrkbeta via VisualHunt.com / CC BY-SA
3 maio, 2016
Da Redação, com assessoria

Em um momento no qual o mundo avança com a internet das coisas, nasce o wifialarm. Desenvolvido pela Grey, esse produto agrega uma funcionalidade extra à tecnologia Wi-Fi dentro de casas e pequenos negócios. Na prática, ele funciona como uma ferramenta que transforma o sinal de Wi-Fi em um eficiente sistema de segurança. Assim, se houver algum movimento incomum dentro do imóvel enquanto ele deveria estar vazio, o gadget detecta e automaticamente envia um push notification para o smartphone do proprietário por meio do aplicativo de controle remoto.

A ideia de criar um sistema de segurança sem os altos custos dos módulos convencionais surgiu com a análise de dados disponibilizados pelos IBGE a respeito dos domicílios brasileiros. De acordo com o órgão, nos centros urbanos do País, apenas 4,9% das residências e pequenos negócios contam com algum tipo de sistema de segurança. No entanto, esse percentual é mínimo quando comparado à quantidade de imóveis que possuem sinal próprio de Wi-Fi: 66%.

Como funciona
O sinal Wi-Fi é uma onda de alta frequência que percorre o ambiente e atravessa as paredes. Quando acontece algum movimento próximo, o padrão dessa frequência muda. Dessa forma, todo roteador pode ser usado como um eficiente detector de movimentos e de invasores.

O funcionamento do wifialarm é bastante simples: só é necessário um sinal Wi-Fi ao qual o usuário tenha acesso e um smartphone. Uma vez sincronizados, a ferramenta cria uma linha de visão com o roteador wireless, detectando qualquer movimento que aconteça entre os dois pontos. Para aumentar a área de funcionamento e delimitar o perímetro de proteção com total precisão, basta adicionar repetidores de sinal Wi-Fi ao sistema.

Também é possível fazer uma calibragem para que a ferramenta ignore interferências como cães e gatos, além de configurar um sinal sonoro  para afugentar possíveis ameaças. O wifialarm ainda está em fase beta, mas o cadastro para a pré-venda do aplicativo já pode ser feito no site oficial da ferramenta.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.