Tags
Não faço a menor ideia se o termo marca-diabo – que se refere a produtos de procedência duvidosa – ainda é usado. Se não for, um bom momento para ressuscitá-lo é neste review.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Isso porque o 33Giga avaliou um fone de ouvido bluetooth em formato de faixa, que se coloca na cabeça (como aquelas que o Cássio usa para operar seus milagres). Trata-se de um autêntico representante da linhagem marca-diabo: não tem marca ou nome, não vem em uma caixa (apenas em um plástico) e o manual de instruções não dá qualquer dica da empresa de origem (apenas, que é fabricado na China – o que não é lá uma informação muito útil, dado que quase tudo é feito por lá).
De qualquer forma, o modelo pode ser encontrado aos borbotões em shoppings online diversos. Os preços variam entre R$ 13 e R$ 100. Para ter uma referência mais precisa (isso não é um publieditorial e o 33Giga não ganha um centavo pelos links nesta reportagem), o fone de ouvido bluetooth bandana avaliado é idêntico ao deste link.
Na verdade, tenho até impressão que bandana e faixa de cabeça são coisas diferentes. Mas como ele é encontrado assim nos e-commerces, dá para chamar o fone de ouvido marca-diabo de fone de ouvido bluetooth bandana.
Feito todo esse preâmbulo, vamos ao teste em si. A qualidade de áudio é bem honesta. Parear e operar o modelo (que tem poucos botões, como play, avançar, retroceder e pouca coisa a mais) é simples. Ele é vendido com um cabo USB, que serve para carregá-lo – 2h para abastecer inteiro; 6h de reprodução.
Seu diferencial, entretanto, está no conforto. Ele conta com duas caixinhas de som nas laterais, que são colocadas na altura dos ouvidos. Elas têm entre 1 cm e 1,5 cm (esta última, a que conta com o controle acoplado) e não incomodam o usuário nem em longas jornadas.
De acordo com os diferentes fabricantes, 0 fone de ouvido bluetooth bandana é voltado a quem pratica esportes (a boa notícia é que as caixinhas de som saem e a faixa pode ser lavada) ou quem deseja dormir ou ficar na cama ouvindo música ou algum conteúdo – ao apoiar a orelha no travesseiro, ele pouco incomoda, diferentemente de outros fones que são colocando dentro do ouvido.
Apesar de ter um uso bastante específico (esportes ou cama), ele cumpre o que promete. Pelo preço (que varia bastante), vale a compra. Entre os pontos positivos, destacam-se conforto, facilidade de uso e preço. Dos negativos, ele fica ridículo na cabeça de carecas.
Especificamente o fone de ouvido bluetooth bandana avaliado pelo 33Giga tem as seguintes configurações (de acordo com o vendedor):
Versão Bluetooth: V3.0 + EDR
Frequência: 2.4026 GHz – 2.480 GHz
Distância de transmissão: 9 metros
Distância de transmissão do microfone: 0,9 metros
Bateria Li-ion: 3.7 V/120mA
Tempo de carregamento: 2,5h
Tempo de trabalho contínuo: cerca de 5h
Tamanho: se encaixa para a circunferência da cabeça 56-62 cm
Lavável: antes de lavar, retirar o fone bluetooth. Tem uma abertura na faixa que permite a retirada
Incluso na caix… pacote: 1 x gorro bluetooth nas cores cinza claro, cinza escuro ou preto e cabo de carregamento
Leia mais:
Qual o melhor fone de ouvido para mim?
Pesquisa: 66% dos brasileiros preferem fone de ouvido auricular e com fio
Como fazer a higienização correta dos fones de ouvido