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Muito além de ser um divisor de águas, a maternidade pode significar um redirecionamento de carreira. Isso porque a mamãe pode decidir expor os momentos desse período, dividindo com internautas conquistas, anseios, medos e descobertas. A seguir, veja seis passos para quem quer se destacar nas redes como uma mãe influencer.
“Quando as experiências são compartilhadas de forma genuína, as postagens tendem a conquistar o público, atraindo bastante interesse. Como a maternidade está sempre em alta, não é incomum esses perfis escalarem muito rápido. As outras mães desejam aprender e se inspiram nas que são influencers”, afirma Aline Bak, especialista e mentora em influência digital.
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O primeiro passo é decidir como vai ser seu conteúdo e estudar uma linha editorial, com foco original dentro desse universo. As redes sociais oferecem muitas ferramentas diferentes. Então, é importante entender como você pretende se comunicar. “Não é necessário escolher só uma plataforma para divulgar seu conteúdo. O Instagram é o aplicativo mais comum entre as influencers de maternidade, mas o TikTok também está crescendo muito. Em ambas as plataformas é possível criar uma ligação forte com seus seguidores”, diz Aline.
Compartilhe sua vivência como mãe e incentive o público a fazer o mesmo. “A maternidade tem muitos desafios. Por isso a ideia é trazer informações que possam ajudar outras mães. Interagindo com sua audiência, você também pode aprender com as experiências das seguidoras, gerando uma rede de apoio”, comenta a especialista.
Fazer sempre novas postagens é importante para conseguir mais seguidores e manter o público engajado. “Vale pontuar que o algoritmo das redes sociais geralmente dá mais alcance para produtores de conteúdo que postam com maior frequência. Isso varia de acordo com a plataforma, mas em qualquer caso é essencial se manter ativo”, aponta Aline.
Cada rede social tem suas próprias regras sobre o que deve ter mais relevância, por meio do chamado algoritmo. Por isso, a mãe influencer deve estar atenta a pequenas atitudes que podem aumentar seu engajamento. “Responder perguntas e curtir comentários no Instagram, por exemplo, cria aproximação com o público, além de aumentar o engajamento das postagens. As hashtags também são usadas para facilitar a busca por determinado tema. Use tags como #maternidade, #vidademae, #família, entre outras”, recomenda Aline.
Conteúdos que humanizam a figura da mãe costumam se destacar. Afinal, a maternidade também tem seus momentos de dificuldade.“Mostrar a vida como é pode gerar mais empatia entre você e suas seguidoras. Erros também fazem parte do processo e diminuem a pressão sobre as mamães”, explica a especialista.
Com um bom conteúdo, talvez seja só questão de tempo até que uma marca procure fazer parceria com você. “Empresas que tenham relação com a maternidade são potenciais parceiras da mãe influencer. Elas podem oferecer descontos ou promoções para os seguidores”, conclui Aline.
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