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Pouco a pouco, as redes sociais realizam movimentos para tentar se parecer cada vez mais com o app da moda, o TikTok. O fenômeno, chamado de tiktorização, no entanto, pode não ser uma boa saída. “Conseguimos identificar os aplicativos se atualizando e, consequentemente, copiando o modelo de vídeos curtos, corrompendo assim, aquilo que os tornam únicos”, alerta Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica. Confira cinco grandes impactos causados após chegada do programa chinês.
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Com a necessidade curta e instantânea de conteúdo, a construção da narrativa tende a ser mais superficial, deixando os criadores de conteúdo à mercê dos próximos memes, danças e músicas para conseguir engajar seus vídeos.
Aproveitando a tiktorização do mundo, os aplicativos têm se atualizado e ficando cada vez mais parecidos com a plataforma chinesa, perdendo toda sua identidade.
As grandes empresas estão visivelmente aniquilando toda sua estratégia traçada em longo prazo, seja o negócio físico, seja o digital, esvaindo trajetória.
Com a nova era, o consumo da geração Z e Millennium é maior, principalmente no aplicativo chinês. Mas, entender o público-alvo que consome sua rede social é importante para não prejudicar seu processo.
O alcance da plataforma chinesa é teoricamente baseado nas preferências de cada usuário. Porém, o segredo do seu crescimento é o imenso alcance orgânico, praticamente inexistente em todas as outras grandes redes sociais.
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Conseguir se atualizar sem perder a essência nem anular suas origens tem sido o maior obstáculo das redes sociais atualmente. Portanto, pesquisar e entender se a mudança é válida, principalmente diante ao público, é mais do que necessário, uma vez que essa ansiedade pelo novo a curto prazo está anulando algumas das estratégias de marcas muitas vezes já consolidadas.
Para as empresas, é importante refletir se vale a pena “se atualizar” e adotar a tiktorização apenas para seguir a moda, ou entender qual conteúdo seu perfil de clientes realmente consome e apostar no que eles querem ver.