Tags
2021 provou ser o ano em que o podcast realmente explodiu. Foram mais de 1,2 milhão de novos podcasts publicados no Spotify, por exemplo.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Exemplo de criadores de conteúdo que começaram nesse formato são Dante Olivier com Coisas Quaisqueres, João Marano com Diário Aberto e Andreza Delgado com Lança a Braba.
Eles são os primeiros eleitos do recém-lançado RADAR Podcasters. Trata-se da versão do programa RADAR, do SPotify, projetado para destacar e dar visibilidade a criadores de conteúdo emergentes da podosfera em todo o mundo.
Começar um podcast do zero pode parecer intimidador para alguns. Confira algumas dicas para criar o seu podcast e se dar bem na arte de podcasting.
Sobre o que é seu podcast e qual será a estrutura de cada episódio? Essas são as perguntas iniciais a serem respondidas ao iniciar um.
Escolha um tópico pelo qual é apaixonado, isso facilitará que você permaneça motivado enquanto cria o seu programa. Também tornará mais fácil encontrar novas ideias para os episódios.
Em seguida, defina o seu público-alvo. Isso o ajudará a escolher um formato para tornar seu projeto único. Por exemplo, um podcast de gastronomia pode ser direcionado para diferentes audiências, como pais que precisam de receitas rápidas para toda a família, cozinheiros de primeira viagem, veganos e outros.
O roteiro do seu podcast deve ajudar a criar um primeiro episódio envolvente, que define o tom do que seus ouvintes podem esperar. É recomendado incluir:
Comece escolhendo um ambiente amigável, idealmente em um lugar confortável onde o ruído ao seu redor possa ser reduzido.
Tente minimizar qualquer som que possa interferir sua gravação. Ao gravar seu episódio, tente manter o microfone o mais próximo possível, caso contrário você poderá soar distante e menos envolvido com seus ouvintes.
É possível que leve de algumas horas a alguns dias para que seu programa apareça em todos os aplicativos de podcast para os quais você escolher distribuí-lo. Uma vez que seu episódio ou trailer esteja disponível, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe a notícia.
A consistência do conteúdo é um fator essencial para o sucesso de um podcast. Escolha o número de episódios que deseja publicar e sua frequência, pode ser semanal ou quinzenal. Desta forma, o público pode antecipar o próximo episódio e você pode ver um crescimento constante ao longo do tempo.
A frequência mais comum é semanal. Se sua programação permitir, nossa pesquisa revela que podcasts que lançam episódios todos os dias ou várias vezes por semana experimentam um crescimento mais rápido do que outros.
Muitos criadores também lançam seus programas em temporadas. As temporadas podem variar entre 6 e 20 episódios, o que geralmente permite fazer uma pausa antes de lançar a próxima.
Agora que você tem algumas dicas, está pronto para começar.
Vá até a Anchor (https://anchor.fm) para ter acesso a todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar e distribuir o seu podcast. A Anchor é uma plataforma de hospedagem de podcast Spotify 100% gratuita.
Não há períodos de experiência ou taxas de hospedagem. Depois de criar sua conta com a Anchor, você pode começar a usá-la imediatamente para distribuir seu podcast para o mundo.