Tags
É comum que as pessoas não saibam realizar o descarte correto de eletroeletrônicos e acabem depositando-os no lixo reciclável ou até mesmo no orgânico, o que pode prejudicar o meio ambiente, a saúde humana e representa um grande desperdício de materiais. Quando descartados do jeito certo, podem ser desmontados, separados por material, reciclados e utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
De acordo com a Universidade das Nações Unidas, estima-se que, só no Brasil, sejam gerados mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, e menos de 3% desse total é reciclado. Por isso, a Green Eletron, gestora sem fins lucrativos para logística reversa, promove o movimento Eletrônico Não É Lixo, para a conscientização da população sobre o assunto.
Leia mais:
Conheça o museu que reúne eletrônicos vintage que seriam jogados no lixo
Segunda mão: 10 sites para comprar coisas usadas
Artista cria obras de arte usando apenas lixo eletrônico
Para amplificar essa ação, a Motorola selecionou alguns passos e dicas simples de como realizar o descarte correto de eletrônicos que não serão mais utilizados:
É válido destacar que a Motorola realiza programas de coleta e descarte há mais de 20 anos em todo o Brasil e é uma das cem empresas-membro da Green Eletron. A entidade, por sua vez, garante coleta, transporte, desmontagem e reciclagem dos produtos descartados pelos consumidores, transformando seus materiais em novas matérias-primas para a indústria, além de reportar às autoridades o cumprimento das metas assumidas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga