Tags
Desde o início da pandemia de covid-19, as vendas de games cresceram de forma considerável, e a tendência é que continuem a aumentar ao longo de 2022. Segundo a pesquisa Game Brasil 2021, 72% – ou cerca de 7 em cada 10 – brasileiros consomem jogos eletrônicos com frequência.
Em decorrência do isolamento social, 75,8% dos gamers dizem que passaram a jogar mais. Além disso, mais da metade dos brasileiros (51,5%) participaram de mais partidas online com os amigos, 60,9% consumiram mais conteúdo ligado a jogos e 42,4% afirmaram ter gastado mais dinheiro em games.
Mas será que comprar games pela internet é mais vantajoso que adquiri-los no varejo físico? Que cuidados o comprador deve tomar na hora de procurar um jogo na web? Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções Digitais, responde essas e outros questões envolvendo o tema.
Leia mais:
Notebook gamer: saiba o que avaliar antes da compra e conheça modelos do mercado
Dicionário gamer: os termos mais usados entre jogadores
Brasil Game Show: 13 motivos para participar da feira de games
Comprar games pela internet, em geral, é mais barato do que adquiri-lo em uma loja física. Ainda assim, nunca deixe de pesquisar e comparar preços entre diferentes sites, para ter certeza de conseguir a melhor condição.
“Uma dica que sempre dou é optar por comprar via marketplaces, como Mercado Livre e KaBuM!, em vez de ir diretamente em um site de vendas. Isso porque, além do valor diferenciado, o marketplace dá mais garantias de que o produto chegará à sua casa em bom estado, além da segurança em caso de extravio ou outro problema”, avalia o executivo.
Fique atento ao site em que for realizar a compra. Sempre busque as avaliações para se certificar de que o produto será mesmo entregue. E mais: que não seja falsificado.
“Em se tratando de games, a procedência torna-se um quesito ainda mais relevante, pois é um segmento em que as falsificações são muito comuns. Por isso, é fundamental checar as informações e a reputação antes de adquirir o produto, para não ter dor de cabeça depois”, alerta Rodrigo.
Comprar jogos digitais é a melhor opção, já que eles têm um custo-benefício melhor, em comparação aos modelos físicos. “Diversos marketplaces oferecem essa versão para venda. Além de mais baratos, outra vantagem é não precisar esperar o produto chegar em casa. O consumidor adquire e já pode jogar de imediato, sem atrasos ou demora no recebimento”, diz o profissional.
Quando um jogo acaba de ser lançado, geralmente o preço costuma ser elevado, já que é um item cobiçado. “Por isso, sempre convém esperar algumas semanas após a estreia. Desta forma, existe a possibilidade de adquirir o produto com um valor mais acessível”, ensina Rodrigo.
Nos marketplaces, há sempre uma grande variedade de cupons, que podem oferecer um desconto muito bom na hora da finalização da compra. “Por isso, é válido monitorar as promoções do produto que deseja adquirir”, recomenda Rodrigo.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga