Tags
Com o fim do ano se aproximando, a retrospectiva do Tinder em 2021 relembra como os últimos 12 meses se desenrolaram no aplicativo de namoro, enquanto a Geração Z se jogava na nova realidade do date. Confira!
Leia mais:
8 dicas para se dar bem em sites de relacionamento
Tinder: como os signos se comportam no app de relacionamento
Alternativas ao Tinder unem quem ama a Disney, acredita em teorias da conspiração e mais
Dentre os emojis usados nas bios do Tinder, um em especial chamou a atenção. O “apenas observando” (👀) teve aumento histórico de 40% em escala global neste ano, mostrando que os membros do app experimentaram uma mistura de otimismo e ceticismo ao longo do ano.
Em 2021, a Geração Z vivenciou encontros online e na vida real após a disseminação das vacinas. Dates por vídeo se tornaram uma forma de primeiro contato, fazendo com que as menções à “videochamada” nas bios do Tinder crescessem 52% globalmente. No entanto, os usuários também procuraram se conectar com pessoas próximas, já focando em um “get together” na realidade. As expressões “pela região” e “por perto” aumentaram 20% nas biografias ao redor do planeta.
Na retrospectiva do Tinder em 2021, foi possível ver que os primeiros encontros se tornaram mais sobre fazer atividades em conjunto do que sair para quebrar o gelo. Isso sem contar que os usuários preferiram contatos mais pessoais, para realmente se conhecerem. Nesse sentido, houve triplicação no número de menções a “fazer trilha” e “ir à uma cachoeira” nas bios, além de outras sugestões de atividades em meio à natureza para encontrar o date.
Engajados que só, a Geração Z brasileira se posiciona em suas bios. #EleNão foi um dos termos mais usados ao longo do ano, enquanto “CPI” teve pico de citações em maio. Outro tópico relacionado à pandemia e à política, “cloroquina” foi assunto no app, crescendo em menções mais de 100x desde o início de 2020 até maio de 2021. Mas o posicionamento vai muito além, sendo Vegetarianismo, Feminismo, Veganismo, Amantes dos animais e LGBTQIA+ as causas mais citadas.
Grana foi um tópico que não ficou de fora nem mesmo no Tinder. Tanto é que “Pix”, a novidade financeira de 2021, foi um dos termos mais usados em bios ao longo do ano. Em seguida, aparece “gasolina”, uma vez que o combustível causou comoção na reta final desse ano por conta da alta nos preços.
Em julho, à medida que a imunização avançava no País, o termo “vacinado” cresceu seis vezes nas biografias dos perfis e “vacinada”, cinco vezes. Já em agosto, menções a “imunizado” apresentaram alta de 300%, e o uso de “imunizada” foi 280% maior.
Menções a “pequenas coisas” aumentaram 30% neste ano nas bios do Tinder, sendo uma forma que os membros encontraram para mostrar o quanto valorizavam as pequenas alegrias da vida. Contudo, os brasileiros expressaram esse sentimento sem deixar os memes de lado, usando frases como “Mó paz” e “É sobre isso, e tá tudo bem”.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga